AGENDA

Mesa redonda Reabilitação Respiratória: Novos Horizontes | 25 de outubro no Epic Sana

Inserida no Congresso da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, decorre em Albufeira, no dia 25 de outubro, pelas 15h30, no Centro de Congressos Epic Sana Algarve – Sala Thomé Villar, uma mesa redonda subordinada ao tema “Reabilitação respiratória: novos horizontes” que conta com um painel de especialistas nacionais e internacionais que aprofundam os aspectos mais relevantes e inovadores da reabilitação respiratória, nomeadamente a nível do controlo clínico, da educação e do exercício.

logo_spp

A Reabilitação Respiratória é uma componente fundamental no tratamento do doente respiratório crónico e tem sido alvo de particular atenção pelos investigadores nos últimos 10 anos. É actualmente apontada como uma intervenção de 1.ª linha no tratamento da DPOC estável num estadio mais avançado, demonstrando diminuição dos sintomas, melhoria na funcionalidade, capacidade de exercício e qualidade de vida bem como na autonomia da gestão da doença por estes doentes. Um programa de reabilitação respiratória tem como objectivos proporcionar a diminuição das incapacidades físicas e psicológicas causadas pela doença respiratória através da melhoria da aptidão física, mental e consequentemente da performance dos pacientes, promovendo a reintegração social máxima dos mesmos.

Com a moderação de António Carvalheira, pneumologista, a mesa redonda inicia com o contributo de Lourdes Borges, psicóloga clínica, sobre “A educação como ferramenta para a auto-gestão da doença crónica” onde será abordado o impacto da doença respiratória a nível pessoal, familiar, relacional, vocacional e social e a importância de uma correcta gestão da doença, dos seus sintomas e tratamentos.

A mesa redonda continua com a palestra de João Munhá, pneumologista e especialista de referência na reabilitação respiratória e ex-Coordenador da Comissão de Reabilitação Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, sobre “As co-morbilidades e a reabilitação respiratória”. Chris Burtin, fisioterapeuta que integra uma equipa de referência na área da investigação em reabilitação respiratória na Europa (Leuven, Bélgica), encerra a sessão com a apresentação “What´s new in pulmonary rehabilitation?”, onde será abordada a importância da quantificação do nível de actividade física como um importante indicador da eficácia dos programas de reabilitação respiratória.

Mesa Redonda – 15h30 “Reabilitação Respiratória – Novas Fronteiras”

  • Moderador: António Carvalheira Santos
  • A educação como ferramenta para a auto-gestão da doença crónica – Lurdes Borges
  • As co-morbilidades e a reabilitação respiratória – João Munhá
  • What´s new in pulmonary rehabilitation?- Chris Burtin

Categories: AGENDA, Albufeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *