Algarve

“Os Verdes” querem remodelação e eletrificação da Linha do Algarve

25 de Outubro no Parlamento

Discute-se na próxima sexta-feira, dia 25 de Outubro, na Assembleia da República, o Projeto de Resolução do PEV que recomenda ao Governo a realização de obras de renovação da Linha Ferroviária do Algarve, incluindo a duplicação das vias e a eletrificação da mesma.

A Linha Ferroviária do Algarve encontra-se totalmente obsoleta, fruto da negligência a que tem sido votada pelos sucessivos Governos que têm descurado a indispensável modernização do serviço ferroviário do Algarve. Desta linha, o troço Tunes-Faro encontra-se modernizado mas o mesmo não se passa com o troço Tunes-Lagos e com o troço Faro-Vila Real de Santo António, sendo que este último é o que se encontra mais degradado.

O PEV considera que a modernização dos quase 142 Km desta via ferroviária é imprescindível para o desenvolvimento sustentável do Algarve e, por isso, defende a sua duplicação e eletrificação, possibilitando desta forma o crescimento económico da região e também o preenchimento das necessidades de mobilidade das populações. É, ainda, imprescindível proceder à modernização das estações, à melhoria do material circulante, ao reforço e adequação dos horários conforme a necessidade dos utentes e à criação de parques de estacionamento de apoio, tudo questões que têm vindo a ser adiadas ano após ano.

É pois, com vista à concretização destes objetivos, que “Os Verdes” entregaram no Parlamento a iniciativa legislativa em causa que será discutida em plenário na próxima sexta-feira, dia 25 de Outubro.

Projeto de Resolução de “Os Verdes” com nota explicativa completa: 2013_pjr794-XII_linha do Algarve

Categories: Algarve

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.