Alcoutim

Tomada de Posse | Discurso do presidente Osvaldo Gonçalves

Discurso de Tomada de Posse do novo presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, na cerimónia de tomada de posse dos novos Órgãos Autárquicos

Osvaldo Gonçalves

Osvaldo Gonçalves

É com orgulho, imensa humildade e com profundo sentido de missão que hoje tomo posse neste cargo, que muito me honra, e para o qual fui eleito por sufrágio universal.
Em primeiro lugar, quero começar por agradecer aos militantes e apoiantes que com verdade e elevação se empenharam na vitória desta candidatura.

Quero ainda manifestar convictamente, o meu apreço por todos aqueles que no dia 29 de Setembro se expressaram, civicamente, através do voto.

Esta candidatura obteve uma vitória muito expressiva nestas autárquicas, atingindo a maioria absoluta na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal. Conquistou ainda três das quatro Assembleias de Freguesia.

Aos que votaram em nós, agradeço a confiança que em nós depositaram, e à qual corresponderemos com trabalho e responsabilidade.

Aos que não votaram em nós, o meu sincero respeito pela opção que tomaram, e a garantia de que estes órgãos autárquicos tratarão de forma digna e justa todos os alcoutenejos, independentemente da sua cor partidária.

Permitam-me, que neste momento, saúde, naturalmente, aqueles que cessam, hoje, os seus mandatos, e que, acredito, nas últimas décadas deram o melhor de si por este Concelho. A todos aqueles que desempenharam as suas funções dignificando a verdadeira essência da palavra política, e tendo como únicos objectivos o bem comum e o interesse público…o meu sincero agradecimento.

Mas, hoje, o Concelho de Alcoutim inicia um novo ciclo político.

Perante vós, e antes de mais, quero garantir-vos que connosco os compromissos são para cumprir. E que o Programa Eleitoral que sufragaram, nas urnas, é aquele que irá, ser operacionalizado durante o nosso mandato. Meus caros amigos … só assim a política se torna uma atividade credível.

A minha candidatura e a da minha equipa tiveram e têm como único objetivo servir o Concelho de Alcoutim. Neste desafio, conto naturalmente, com o contributo fundamental dos recursos humanos desta Câmara.

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Esta tomada de posse, é o culminar de um processo, e resultado de um projeto, que se revelou merecedor da confiança da maioria do eleitorado do nosso concelho. E acrescento ainda, que a expressividade numérica da nossa vitória, só irá contribuir para o reforço do sentido de responsabilidade desta equipa.

Aos nossos adversários, deixo aqui, também, uma palavra de agradecimento, pela elevação do debate politico e pela forma digna como decorreu todo o processo eleitoral. E proponho-lhes que, connosco e com as gentes de Alcoutim, Pereiro, Martim-longo, Vaqueiros e Giões, participem de forma ativa, construtiva, solidária e democrática na discussão das melhores soluções para os grandes desafios que o nosso Concelho terá que enfrentar, e que com toda a certeza, com o esforço e a ajuda de todos, farão de Alcoutim um concelho com futuro e onde cada cidadão terá melhores condições de vida.

Com o objetivo de fazer deste, um concelho com futuro, e onde todas as gerações usufruam de uma qualidade de vida digna, falar – vos – ei agora, em traços gerais, daqueles que serão os principais pilares em que assentará a nossa ação politica, ao longo dos próximos quatro anos.

– Em primeiro lugar, pretendemos implementar um modelo de desenvolvimento integrado e sustentável. As políticas avulsas não dão, nem nunca deram bons resultados.
– Esta matriz de desenvolvimento terá como principal vértice o investimento em áreas potenciadoras do desenvolvimento económico, social e cultural do Concelho. São áreas que nos merecem, sem dúvida, uma especial atenção: a saúde, a educação, o emprego e o património material e imaterial do nosso concelho.
– A saúde, porque se trata de, em nosso entender, um direito universal, e não um exclusivo das classes sociais abastadas;
– A educação, porque não há futuro próspero e duradouro, com povos incultos e incapazes de tomar decisões fundamentadas e assertivas;
– O emprego, porque, infelizmente, a falta dele é uma catástrofe social que prolifera na nossa sociedade e a qual, se não tivermos a inteligência de combater, será o infortúnio de muitas famílias;
– O património material e imaterial do nosso Concelho, porque é nele que assenta grande parte da nossa riqueza cultural e que, ao mesmo tempo, serve de motor e agente turístico da região. Não esqueçamos que o Turismo, se bem organizado e divulgado, pode ser uma enorme mais valia para o desenvolvimento do Concelho.

Minhas caras amigas e meus caros amigos

Acreditamos, que com a operacionalização do nosso modelo desenvolvimento, o Concelho de Alcoutim, se tornará um lugar onde todos terão vontade de se fixar e onde, para além da vontade, terão condições económicas, sociais e culturais, para o fazer.

Permitam-me dizer-vos que tenho a plena convicção de que o segredo para o sucesso, seja do que for, está na qualidade das relações que estabelecemos com os nossos parceiros.

E é àqueles que já são, ou que queremos que sejam, nossos parceiros que eu dirijo, agora, a minha atenção:

– A todos os Alcoutenejos peço que façam parte desta equipa e participem activamente nas decisões que irão marcar o futuro do Concelho;
– A todos os órgãos autárquicos peço independência, rigor, espírito de missão, capacidade de trabalho e colaboração; Uma palavra, em especial, para todos os presidentes de Junta sem excepção, a garantia de que independentemente das suas opções partidárias, serão considerados pelo novo executivo camarário, parceiros políticos da mais elevada importância.

Por isso, o compromisso que assumimos em valorizar e dignificar o papel dos presidentes de junta, é para ser cumprido.

A Câmara Municipal de Alcoutim apoiará económica, material e tecnicamente as Juntas de Freguesia sempre que se mostre necessário ou sempre que, para isso, seja solicitada.
Nós queremos mais responsabilidades na gestão das freguesias, e queremos resultados, como até hoje não se viram, mas temos a plena consciência que não se pode exigir mais responsabilidade e mais resultados, a quem não tem poder nem meios financeiros nem apoio técnico.

– A todas as entidades e autoridades, quero agradecer o trabalho realizado ao logo dos anos, e garantir que, no que depender da autarquia, receberão o apoio económico, logístico e humano, possível e necessário, de acordo com a natureza e objectivos dos vossos projectos;
– Aos recursos humanos desta casa, quero dizer-lhes que conto com o seu apoio, com o seu potencial e com a sua experiência. São eles que, todos os dias, constroem o “rosto” do nosso Concelho. São os “braços” que acolhem aqueles que nos visitam e são as “mãos” que amparam as necessidades da nossa gente, e as tentam suprimir. São eles o garante de uma assistência permanente no fornecimento de bens e serviços; são eles os obreiros das engenharias financeiras tão necessárias a uma boa relação entre custos e oportunidades; são eles também que, obviamente, nos ajudam a construir os nossos sucessos.

Sei que do estímulo, sai o entusiasmo e deste a produtividade. Por isso tudo farei para criar uma equipa produtiva e entusiasmada.

Para todos eles, o meu reconhecimento e o meu compromisso com uma atenção futura na justa valorização e respectiva avaliação do desempenho de cada trabalhador desta casa.

Contem comigo para o reconhecimento do vosso trabalho, não contem comigo para ser conivente em situações de incúria, de laxismo e irresponsabilidade.

Espero honestamente e desejo sinceramente que esta mensagem chegue sem ruído a todos os seus destinatários.

Por último … dizer-vos que

O presidente da Câmara de Alcoutim e os seus vereadores estarão permanentemente no terreno, visitando as freguesias, ouvindo as populações, e os seus representantes, conhecendo os problemas no local, ouvindo opiniões, aceitando ideias e sugestões, em suma, serão uma presença constante junto dos cidadãos que representam, afirmando desta forma, a desejada proximidade entre eleitos e eleitores.

Caros concidadãos,

Esperem do novo executivo camarário, uma nova forma de fazer política

Esperem uma nova atitude

Esperem uma política de proximidade com os cidadãos

Esperem um relacionamento regrado pelo diálogo com os representantes das freguesias, com os deputados municipais e com a oposição

Esperem um ambiente de liberdade e de democracia

Esperem a afirmação plena da cidadania

Esperem um Alcoutim COM TODOS E PARA TODOS

Alcoutim merece, todos nós merecemos

Muito obrigado

Categories: Alcoutim

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.