AGENDA

Steve Forbes em Portugal na II Cimeira da Confederação do Turismo Português | 22 de novembro, em Vilamoura

  • Sazonalidade e Turismo Residencial são actores principais da mais ampla discussão do sector em 2013, dinamizada pela CTP.
  • O presidente e editor-chefe da Forbes Media, tendo entrevistado os maiores players a nível mundial, abordará a actual situação económica fornecendo insights para o crescimento e sucesso do negócio em pleno período de retracção
  • Presenças confirmadas do Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, do Ministro da Economia, António Pires de Lima, e do Presidente do Conselho Executivo do World Travel & Tourism Council, Michael Frenzel.

A Confederação do Turismo Português (CTP) organiza, no dia 22 de Novembro, a II Cimeira do Turismo, evento que terá como tema “Algarve: construir o futuro” e que conta com a participação de Steve Forbes, Presidente e Editor-chefe do grupo Forbes Media.

Este encontro promovido pela CTP realiza-se no Hotel Tivoli Victoria, em Vilamoura, por onde irão passar várias personalidades ligadas ao sector para reflectir e debater os novos caminhos para potenciar o Algarve, um dos destinos mais cobiçados a nível mundial. Estão confirmadas as presenças do Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e do Ministro da Economia, António Pires de Lima.

A acompanhar Forbes na visão internacional do Turismo, já confirmaram Michael Frenzel, Presidente do Conselho Executivo do World Travel & Tourism Council, Michael Reeve, Director Executivo da Associação de Proprietários Estrangeiros de Portugal (AFPOP) e Peter Robinson, Director Geral da Association of International Property Professionals (AIPP).

Com uma ampla e profunda visão das especificidades do destino algarvio, serão ainda oradores Desidério Silva, Presidente da Associação do Turismo do Algarve (ATA), Elidérico Viegas, Presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Diogo Gaspar Ferreira, Presidente da Associação Portuguesa de Resorts, Jorge Rebelo de Almeida, Presidente do Grupo Vila Galé, e Álvaro Covões, Director Geral da Everything is New.

Para Francisco Calheiros, presidente da CTP, “é urgente diversificar a oferta da principal região turística do País, repensar o seu posicionamento e definir novos modelos de negócio. O que esta cimeira pretende é dar o seu contributo para que o Algarve reforce a sua importância no crescimento do turismo e, consequentemente, da economia nacional”.

Algarve no Top 10 dos destinos mundiais mais procurados para compra de casa

A II Cimeira do Turismo conta com dois painéis onde serão debatidos os temas “Sazonalidade – Ameaça ou Oportunidade?” e “Turismo Residencial – Estratégia de Desenvolvimento para o Algarve”.

Apesar de todas as potencialidades conhecidas do destino Algarve, é na época estival (Julho, Agosto e Setembro) que se concentra cerca de 50% da taxa de ocupação anual, que em 2012 atingiu mais de 14 milhões de dormidas, e que se concentra fundamentalmente no produto Sol e Mar. Apesar de este ser um produto prioritário do destino, importa desenvolver outro tipo de oferta. Quais as estratégias de dinamização das potencialidades turísticas da região é uma das questões que estará em destaque no primeiro painel.

O Turismo Residencial, um dos produtos turísticos considerados prioritários pelo PENT (Plano Estratégico Nacional do Turismo) para a região do Algarve, é o tema central do segundo painel. Apesar da situação económica actual, este produto continua a atrair turistas estrangeiros para aquisição de casa, seja para habitação permanente, para segunda habitação ou mesmo para investimento, o que aliado a outras actividades complementares podem contribuir decisivamente para a recuperação da economia nacional.

Neste painel, representantes de associações do sector, operadores turísticos e empresários nacionais e internacionais vão mostrar por que razão Portugal, e concretamente o Algarve, integra actualmente o Top 10 dos destinos mundiais mais procurados para compra de casa no estrangeiro, bem como apresentar mecanismos específicos para atrair investidores internacionais da classe média e média/alta e reforçar a promoção e comercialização do Algarve como destino de Turismo Residencial.

A visão de Steve Forbes sobre as potencialidades da região algarvia

A II Cimeira do Turismo encerra com a intervenção de Steve Forbes, magnata norte-americano da Comunicação, que estará no Algarve para dar a sua visão sobre as potencialidades deste destino turístico. É presidente e editor-chefe da Forbes Media que detém a revista Forbes, a mais famosa revista americana de negócios e economia, conhecida pelos seus rankings de pessoas mais ricas do mundo. Com uma tiragem de 900 mil exemplares, a revista bandeira do grupo Forbes Media chega a uma audiência mundial de 5 milhões de leitores.

Categories: AGENDA, Loulé, Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.