Faro

Escola Secundária João de Deus vence categoria “Iniciativa Jovem” do Green Project Awards

Alunos concorreram com o projeto “Nós propomos: conhecer para melhorar Faro”

green_project_awards

Um grupo informal de alunos do 11.º Ano e 10.º Ano da Escola Secundária João de Deus, Faro, é o vencedor da categoria “Iniciativa Jovem” da 6ª edição do Green Project Awards, com o projeto “Nós propomos: conhecer para melhorar Faro”.

O projeto, levado a cabo por alunos da disciplina de Geografia A do 11.º ano e de Ordenamento do Território do 10.º ano, do passado ano letivo, contemplou a realização de inquéritos à população da cidade de Faro, bem como a membros da Autarquia, como forma de conhecer as suas perceções e opiniões sobre problemas territoriais da cidade, suas causas, e sobre o que gostariam de ver alterado.

Para a realização deste projeto os jovens estudantes “deram o seu 80” e tiveram a oportunidade de ter contato com a população local, com a autarquia e com outras entidades fora da esfera de atuação da sua escola. Este trabalho permitiu aos alunos terem uma observação crítica e participada sobre o meio que os rodeia assim como estarem comprometidos com a educação para a cidadania.

Em termos práticos o projeto permitiu aos alunos a aprendizagem de técnicas de investigação em ciências sociais, do uso de técnicas de representação cartográfica e o conhecimento sobre a elaboração do Plano Diretor Municipal (PDM).

O estudo realizado pelos jovens estudantes revela, maioritariamente, que a população de Faro gostaria que a cidade tivesse mais espaços desportivos e lúdicos.

A cerimónia de entrega de prémio decorreu hoje na Fundação Champalimaud, em Lisboa. O evento contou com a participação do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, e da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e entre outros convidados.

O Green Project Awards é uma iniciativa da consultora de comunicação GCI, organizada em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente e a Quercus. A iniciativa tem por objetivo mobilizar a sociedade civil para o desenvolvimento sustentável, distinguindo projetos e entidades com melhores práticas e resultados para um futuro sustentável.

A 6.ª edição do Green Project Awards foi patrocinada pela Caixa Geral de Depósitos, Sociedade Ponto Verde, Dalkia, ADENE, REN e LIPOR.

Sobre a categoria “Iniciativa Jovem” Green Project Awards

A categoria Iniciativa Jovem visa premiar projetos de sustentabilidade, empreendedorismo e cidadania desenvolvidos por jovens, com idades entre os 13 e os 17 anos. Os projetos apurados para esta categoria são os seis projetos finalistas do Projeto 80, os quais se tornam automaticamente em candidatos ao prémio “Iniciativa Jovem” do GPA.

Sobre o Green Projet Awards

O Green Project Awards (www.greenprojectawards.pt) é uma iniciativa da GCI organizada em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente e a Quercus, tendo sido lançada em 2008. Em Portugal, conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e com o apoio da Comissão Europeia, da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, do Ministério da Agricultura e do Mar, Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Ministério da Economia, Ministério das Finanças, Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, e pela Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude.

Sobre o Projeto 80

Associações de Estudantes ou grupos informais de alunos, entre os 13 e os 17 anos, podem apresentar um projeto que promova nomeadamente a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais, o empreendedorismo, a economia verde, a cidadania e o voluntariado na sua escola e comunidade envolvente.

Os finalistas do Projeto 80 tornaram-se automaticamente candidatos à categoria “Iniciativa Jovem” do Green Project Awards (GPA) 2013, que premiou os alunos da Escola Secundária João de Deus, de Faro.

Mais informações disponíveis em: www.projeto80.pt e http://www.facebook.com/Projeto80

Sobre o projeto “Nós propomos: conhecer para melhorar Faro”

Realizado por grupo informal de alunos da Escola 11º. Ano e 10º. Ano da Escola Secundária João de Deus, Faro.

Etapas: pesquisa de informação âmbito da matéria programática “As áreas urbanas, dinâmicas internas”; realização de inquérito à população de Faro para tomada de conhecimento sobre os problemas que identifica na cidade e o que gostaria que mudasse ou melhorasse, e a membros da Autarquia de Faro; análise dos resultados dos inquéritos e apresentação de soluções e de propostas.

As conclusões do trabalho foram partilhadas para a equipa do Plano Diretor Municipal de Faro e para o IGOT (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território), e apresentadas no seminário nacional “Nós propomos – cidadania na Educação Geográfica” – projeto de índole nacional com o qual se relaciona o trabalho dos estudantes de Faro.

http://paraostrabalhos.wix.com/11d-geografiaa-esjd

Categories: Faro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.