AGENDA

EXISTIR promove Seminário “Caminhos para a Inclusão da Pessoa com Deficiência” | 14 de novembro

A Associação EXISTIR promove esta quinta-feira, dia 14 de novembro, das 9:30 às 17 horas, o Seminário Caminhos para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, enquadrado no dia do seu XIX Aniversário . O Seminário terá lugar no Cine-Teatro Louletano, em Loulé. As inscrições são gratuitas.

existir

Com o seminário, a EXISTIR pretende “partilhar conhecimentos teórico-práticos, fomentar e incrementar as Boas Práticas, pressupondo-se que a promoção da inclusão social e profissional é um denominador comum na promoção da participação das pessoas com deficiência em todos os aspetos da vida na sociedade”.

Entende a EXISTIR que “a inclusão é um processo que acontece gradualmente, com avanços e retrocessos isto porque os seres humanos são de natureza complexa e com heranças antigas, têm preconceitos e diversas maneiras de entender o mundo. Assim sendo, torna-se difícil terminar com a exclusão e mesmo existindo leis contra a mesma, não são leis que vão mudar, de um dia para o outro, a mentalidade da sociedade assim como o seu preconceito”.

Participam na sessão de abertura o presidente da Autarquia de Loulé, Vítor Aleixo, o presidente da Existir, Paulo Graça, Maria José Vaz, responsável pelo POPH – Algarve, Carlos Baía, delegado regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional, e a diretora regional da Segurança Social, Ofélia Ramos.

O primeiro painel deste seminário intitulado “19 anos de boas práticas de inserção” contará com a participação do presidente da Existir, Paulo Graça, que fará a apresentação “Do passado ao futuro na Existir”, e Miguel Mendes, que abordará os desafios de inserção em C.A.O.L.

Pelas 11h20, vai estar em destaque “A Pessoa com deficiência e incapacidade”. Célia Fernandes, da Fundação LIGA, irá falar da inclusão social e profissional da pessoa com deficiência e incapacidade, enquanto Inês Vargem, da A.P.P.C. Faro traz a lume a temática da autonomia na deficiência.

Na parte da tarde, pelas 14h00, decorre o terceiro painel, subordinado ao tema “Papeis de sucesso”. João Amaro, da Tertúlia Algarvia, vai falar sobre empreendedorismo, enquanto que Lurdes Silva, docente do INUAF, vai abordar as questões de marketing pessoal e autoimagem.

No encerramento do seminário, o painel “Caminhos Percorridos” traz alguns casos práticos de sucesso, com a participação de Margarida Antunes (Vila Galé Marina), DOP Gráfica Digital (Bertílio Cristina), Lenia Colaço (do Hilton Hotéis e Resort) e Joaquim Terêncio (VADECA Grupo).

No final da sessão, serão homenageadas as entidades que contabilizam uma duração longa de empregabilidade dos utentes da Existir com a atribuição da distinção “Premium”. Serão ainda entregues diplomas aos jovens que concluíram cursos com sucesso na Associação Existir.

programa

Categories: AGENDA, Loulé

1 reply »

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.