Os campeões nacionais de ciclocrosse, Vítor Santos (Candibyke/Interdesign/Xarão) e Isabel Caetano (CSM Epinay), puxaram pelos galões e impuseram-se ontem, 17 de novembro, na segunda prova da Taça de Portugal, disputada nas imediações do Estádio do Algarve, em Loulé. Os dois corredores são os líderes da geral de elite da Taça.
Vítor Santos enfrentou a forte oposição de Mário Costa (ASC/Bike Zone), segundo classificado, apenas a 10 segundos, mas conseguiu erguer os braços. O triunfo valeu-se a subida ao primeiro posto da geral da Taça, com 15 pontos de vantagem sobre Mário Costa. O terceiro é o galego Mauro González (CC Salvaterra de Miño), a 20 pontos da liderança. Segue-se Fábio Ribeiro (Candibyke/Interdesign/Xarão), que é o quarto na geral, depois do terceiro posto na prova deste domingo.
A corrida feminina foi dominada por Isabel Caetano, que se isolou na primeira volta e que foi controlando a vantagem para terminar com 59 segundos de vantagem sobre a segunda classificada, Ana Rita Vigário (LA Alumínios-Antarte). A terceira foi Joana Monteiro (ASC/Bike Zone). O ordenamento da geral da Taça replica o da prova de hoje, com Isabel Caetano a somar 40 pontos, mais 10 do que Ana Rita Vigário e mais 18 do que Joana Barbosa.
André Moreira (Candibyke/Interdesign/Xarão) ganhou a corrida de juniores, tendo cimentado o primeiro lugar na geral. O cadete João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) também segurou a liderança na respetiva categoria, mesmo não tendo conseguido melhor do que o segundo posto em Loulé, atrás de Rafael Torres (ASC/Bike Zone).
Carlos Monteiro (Candibyke/Interdesign/Xarão) venceu a prova de Masters 30 e ascendeu ao comando nesta categoria. Em masters 40 António Sousa (Candibyke/Interdesign/Xarão) reforçou a sua supremacia, com nova vitória que lhe garantiu uma liderança mais sólida. A correr em casa, Carlos Correia (BTT Loulé/BPI) foi o melhor master 50, mas o segundo classificado desta manhã, João Sovelas, foi o mais beneficiado, pois subiu a comandante da geral.
Próximas provas da Taça de Portugal de Ciclocrosse
15 de dezembro, 3.ª Prova da Taça de Portugal, Paredes
5 de janeiro, 4.ª Prova da Taça de Portugal, Vila do Conde
19 de janeiro, 5.ª Prova da Taça de Portugal, Campeã, Vila Real
Classificação Completa: Clique Aqui
Ranking: Clique Aqui
Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo