Algarve

Mulheres Socialistas do Algarve promoveram 1.º Encontro Regional de Autarcas Socialistas

O Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do Algarve (DFMS) promoveu, no passado sábado, dia 16 de novembro, o 1.º Encontro Regional de Autarcas Socialistas. Para além de proporcionar um momento de partilha entre mulheres com experiência autárquica e mulheres que estão pela primeira vez no exercício de funções autárquicas, este encontro teve também como objetivo a apresentação do Conselho Consultivo para as Questões Autárquicas.

O Conselho Consultivo para as Questões Autárquicas pretende apoiar as novas autarcas na concretização da missão para a qual foram eleitas no passado dia 29 de Setembro. Este concelho divide-se em dois grupos: um que dará apoio às autarcas a desempenhar funções nas diferentes câmaras, constituído por Isabel Guerreiro (ex-vereadora na câmara de Portimão) e Marlene Guerreiro (vereadora na câmara de S. Brás), e outro que auxiliará as autarcas das juntas de freguesia, constituído por Maria José Mestre (fundadora e ex-presidente da Junta de Freguesia de Cabanas de Tavira) e por Carla Pereira (ex-vereadora na câmara de Portimão).

De acordo com Ana Passos, Presidente do DFMS, “para as novas autarcas é muito importante saber que estão acompanhadas e que podem contar com os conhecimentos de alguém que já passou pela experiência autárquica. Esta necessidade torna-se agora mais premente com as novas leis das Autarquias Locais e das Finanças Locais.”

O DFMS disponibilizará também, a partir do início do mês de Dezembro, um plano de formação autárquica que ajudará as novas autarcas a desenvolverem estratégias para uma intervenção autárquica mais eficaz.

António Eusébio, presidente da Federação do PS/Algarve, e Miguel Freitas, deputado socialista à Assembleia da República, participaram neste encontro e alertaram para as dificuldades que os novos autarcas se deparam nestes tempos de austeridade que estamos a atravessar.

“Este é o primeiro de uma série de encontros de autarcas, pois muito há ainda a discutir e a refletir sobre as questões autárquicas. Desejamos o melhor para o Algarve e para todos os que nele habitam por isso temos que estar preparadas para dar o nosso melhor” acrescentou Ana Passos.

Categories: Algarve

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.