AGENDA

Encontro de cuidadores de traumatizados crânio encefálicos | 21 e 22 de novembro

A Associação Novamente organiza, nos dias 21 e 22 de novembro, das 18h00 às 20h00, no Espaço Saúde em Diálogo, em Faro, um programa de sensibilização dedicado às pessoas que sofreram um traumatismo crânio encefálico e seus cuidadores. A entrada é livre.

saude_em_dialogo

O dia 21 de novembro é dirigido aos cuidadores, que são convidados a fazer um relato da sua situação e do seu contexto sócio familiar. Já o dia 22 de novembro é focado nas pessoas que sofreram um traumatismo crânio encefálico. Estes são desafiados a relatar a sua situação, o seu percurso desde o momento do trauma e a definir o seu projeto de vida. Ambos os encontros, dinamizados por um Psicólogo e uma Assistente Social, terminam com uma apresentação da Novamente (sua intervenção e atividades) e os benefícios que poderá dar em situações concretas.

O programa está focado no apoio emocional e na ajuda para a resolução de conflitos e mediação e tem em conta abordagens baseadas no aconselhamento. Coloca a ênfase na educação e na transmissão de informação, englobando a tutoria e educação de pares.

Os encontros têm como objetivos conhecer a realidade dos traumatizados crânio encefálicos na região algarvia para uma intervenção mais focada e eficaz; fomentar a intercomunicação e o estabelecimento de relações de suporte positivas entre os membros do grupo; proporcionar apoio, encorajamento, informação e ensino; ajudar os membros do grupo a ter um papel ativo na resolução dos seus problemas e a ganhar controlo sobre as áreas da sua vida; e perceber as lacunas existentes na região quanto aos apoios disponibilizados a esta população específica, para futuras intervenções adequadas a estas situações.

A Novamente, Associação de Apoio aos Traumatizados Crânio Encefálicos (TCE) e Suas Famílias é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2010, sediada em Cascais. Representa, defende e apoia as famílias de sobreviventes TCE em Portugal e pertence à Federação Europeia de apoio às famílias e sobreviventes de Traumatic Brain Injury (BIF).

A Novamente é uma das 41 instituições que integram a Plataforma Saúde em Diálogo. O Espaço Saúde em Diálogo funciona em Faro e tem como objetivo tornar-se um centro de informação de referência para os doentes crónicos disponibilizando aconselhamento personalizado. Esta iniciativa da Plataforma Saúde em Diálogo é co-financiada pela Direção Geral da Saúde e conta com o apoio da Administração Regional de Saúde do Algarve e do Hospital de Faro.

Espaço Saúde em Diálogo

Praceta Azedo Gneco, nº17 Bloco E – Edifício da Carreira de Tiro 8000-163, Faro.

Entrada gratuita

Inscrições junto de Rita Cardoso através do email gestorfamilias@novamente.pt ou do contacto telefónico 912 275 506.

Categories: AGENDA, Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.