Desporto

Portugual conquista II Taça de Boxe Olímpico do Algarve

Fechou no passado dia 17 de novembro a II Edição da Taça do Algarve em Boxe Olímpico com a equipa de cinco jovens portugueses a ocuparem o lugar cimeiro do pódio, seguidos da equipa da Irlanda, Brasil e, finalmente, a Espanha.

O sorteio ditou que no 1.º dia dos Jogos a Irlanda jogaria com Portugal e o Brasil com Espanha. A Irlanda venceu três jogos, um deles bastante contestado pelos presentes e o Brasil venceu também três jogos frente à equipa Espanhola. A liderança ficaria assim dividida entre Irlanda e Brasil.

No 2.º dia, a equipa portuguesa teria pela frente a equipa espanhola e a Irlanda defrontaria o Brasil. Portugal vence de forma categórica os 5 jogos em disputa e a Irlanda vence 4 a 1 ao Brasil. Feitas as contas, Portugal e Irlanda terminam empatados na liderança dos Jogos, com 44 pontos cada, seguidos do Brasil e finalmente, da Espanha.

O último dia do Torneio seria decisivo. Portugal enfrentaria o Brasil e a Irlanda a Espanha. Os jogos começaram bem para a equipa portuguesa que vence o primeiro, na categoria de 60kgs, mas perde a categoria de 64 kg, dando vantagem à equipa da Irlanda, que venceu as duas categorias. A categoria de 75 kg, que opunha o Campeão Nacional português Paulo Bernardes frente ao Campeão Brasileiro Paulo Silva, era o combate mais esperado da noite, pois sabia-se que seria um duelo espetacular e as expetativas corresponderam ao combate, que colocou o público de pé aplaudindo os dois jovens boxeadores. Tudo se resumia ao último combate, na categoria de 81 kg, se Espanha vencesse a Irlanda, os pratos da balança equilibrar-se-iam de novo. E num combate disputado até ao último segundo do último round, a Espanha consegue derrotar a Irlanda, colocando Portugal novamente no primeiro lugar com o mesmo número de pontos que a Irlanda. Aplicado o primeiro critério de desempate, somatório dos pontos individuais de cada jogo, a equipa dos jovens tugas ascende assim, ao primeiro lugar na classificação por equipa, levando o público ao rubro com a festa portuguesa que se vivia entre os participantes.

Os três dias do evento foram repletos de atividades e espetáculos, como Blast the Mask, UrbanXpression, Escola Movidance, Rancho Foclórico, Grupo de Capoeira Contemporânea, entre muitos outros.

A cidade de Faro uniu-se para receber este evento e foram inúmeros os apoios. Desde a restauração local aos serviços, todos quiseram contribuir para este mega-evento promovido pelo Arena Faro, sob a supervisão da Associação de Boxe do Algarve.

Categories: Desporto, Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.