Nacional

SAL&VIDA: um sal natural que não faz mal

Novo sal 100% natural e com 5 vezes menos sódio vem revolucionar prevenção da hipertensão

sal&vida

Já se encontra no mercado SAL&VIDA®, um sal 100% natural com 5 vezes menos de sódio, que promete revolucionar a prevenção da hipertensão.

SAL&VIDA® é um sal natural com 5 vezes menos sódio do que o sal tradicional, e com 0,1% de potássio. Ao contrário dos substitutos do sal, geralmente ricos em potássio, SAL&VIDA® tem apenas 0,1% deste mineral, que em excesso pode causar problemas renais e cardíacos.

SAL&VIDA® é extraído de forma natural das Salinas de Formentera, o habitat do maior e mais antigo ser vivo à face da terra, a Posidónia Oceânica. Destas águas extrai-se um sal naturalmente diferente dos outros, com menor concentração de sódio e com mais de 20 minerais e oligoelementos. A sua composição nutricional única permite manter o sabor natural das refeições.

A OMS recomenda o consumo máximo de 5g de sal e 2g de sódio por dia mas os portugueses consomem duas vezes mais do que o recomendado. O consumo excessivo de sódio está associado a 2,3 milhões de mortes por ano em todo o mundo e é um dos principais factores de risco de hipertensão e causador de AVC. O AVC é a principal causa de morte em Portugal que é o sexto país da Europa que mais gasta com esta doença em termos absolutos (cerca de 2,5 mil milhões de euros) e o segundo com custos per capita mais elevados (cerca de 240 euros).Os custos anuais associados ao AVC na Europa somam cerca de 64 mil milhões de euros por ano: 42 mil milhões em custos de saúde e 22 mil milhões em custos indiretos. Reduzir o consumo de sódio em 0,8g representaria, ao final de 5 anos, uma redução da taxa de AVC em 30 a 40%.

Todos os dias, cada português adiciona às suas refeições cerca de 1,07g de sal que corresponde a 0,42g de sódio. Se esta quantidade de sal tradicional for substituída por uma quantidade equivalente de SAL&VIDA®, o sódio adicionado seria de apenas 0,07g. A dose recomendada de SAL&VIDA® para um adulto é de 2,5ml por dia, o que corresponde a 0,2g de sódio, ou seja, metade do que os portugueses adicionam diariamente às refeições.

A prevenção é essencial no que diz respeito às doenças cardiovasculares, mas a alteração de estilos de vida, em particular os hábitos alimentares, é muito difícil. Uma dieta sem sal é percepcionada como uma redução da qualidade de vida, por isso não é realista pensar que os portugueses deixem de consumir sal. Agora já não é preciso abdicar do sabor das refeições ao retirar o sal. O SAL&VIDA® contém 5 vezes menos sódio do que o sal normal ajudando a reduzir naturalmente o consumo de sódio mantendo o sabor habitual das refeições” explica Nélson Pires, Director-geral da Jaba Recordati.

A Jaba Recordati é reconhecida pela sua expertise na área cardiovascular e em particular na área da hipertensão, sendo responsável pela investigação e comercialização de soluções terapêuticas inovadoras, avançadas e eficazes para o tratamento ou controlo da doença cardiovascular. Neste momento considera pertinente ir um pouco mais além no contínuo cardiovascular procurando soluções ao nível da prevenção e coadjuvantes à terapêutica.

Sobre a Jaba Recordati

A Jaba Recordati atua em três áreas de negócio, produtos inovadores sujeitos a prescrição médica, genéricos e produtos de venda livre. A subsidiária portuguesa foi responsável em 2012 por um volume de negócios de 33,9 milhões de euros, correspondente a 4,2% da faturação global do grupo Recordati. O peso da atividade em Portugal mantém-se acima do mercado do Reino Unido. A Jaba Recordati tem operações nos PALOP, nomeadamente Angola, Cabo Verde e Moçambique.

Saiba tudo sobre o Sal&Vida

Categories: Nacional, Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *