AGENDA

Workshop gratuito: Aspetos Jurídicos e Testamento Vital | Associação Alzheimer Portugal esclarece direitos dos doentes | 26 de novembro

A Associação Alzheimer Portugal e a Plataforma Saúde em Diálogo dão a conhecer os direitos dos doentes no workshop Aspetos Jurídicos e Testamento Vital. A iniciativa tem lugar no dia 26 de novembro, às 14h30, no Auditório do Museu Municipal de Faro. As inscrições são gratuitas.

plataforma

Pretende-se que os participantes, conhecendo os direitos das pessoas de quem cuidam, sejam capazes de identificar formas legítimas de atuar (gestão de negócios, procuração, interdição). Através de exemplos práticos e promovendo a discussão, é ainda dado a conhecer o conceito e a utilidade do testamento vital, com carácter vinculativo, agora que tal é possível em Portugal.

O workshop é dirigido à população em geral, doentes e cuidadores e em especial a profissionais de saúde e juristas (notários, advogados, magistrados) que sejam chamados a aconselhar, interpretar, cumprir ou fazer cumprir um testamento vital ou uma procuração para cuidados de saúde.

A formadora, Maria do Rosário Zincke, é advogada, representante da Associação Alzheimer Portugal e Presidente da Plataforma Saúde em Diálogo. Tem participado em trabalhos sobre o tema no âmbito da legislação europeia e há muito que as questões éticas e jurídicas que se levantam em torno do testamento vital têm merecido o seu interesse.

A Alzheimer Portugal é uma associação de âmbito nacional, com cerca de 9000 associados, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos doentes de Alzheimer ou de outras demências, bem como dos seus familiares e cuidadores. É uma das 41 instituições que integram a Plataforma Saúde em Diálogo, que tem vindo a desenvolver um percurso sério e frutuoso, de 15 anos, na defesa dos direitos das pessoas doentes e na promoção do papel das associações que a integram.

Categories: AGENDA, Faro, Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.