Loulé

Alunos do concelho participaram nas comemorações do Dia da Floresta Autóctone

A Autarquia de Loulé assinalou a efeméride ambiental Dia da Floresta Autóctone, que se comemorou no passado sábado, 23 de novembro, com um conjunto de atividades dirigidas à população escolar do Concelho, que se estenderam por vários dias.

No decorrer desta semana emblemática, a Autarquia  promoveu ações de plantação de espécies autóctones, com a comunidade escolar, nomeadamente na Escola EB2,3 Prof. António de Sousa Agostinho, em Almancil, no dia 21, sexta-feira, com a presença do vice-presidente da Autarquia, Hugo Nunes.

Já os alunos da Escola Dnª Francisca de Aragão de Quarteira participaram num passeio pedestre em Salir – Percurso das Noras – acompanhados por técnicos do ambiente da Câmara Municipal.

Na presente semana terá ainda lugar plantação de espécies autóctones, com a comunidade escolar, na Área de Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola, em data a agendar.

Estas atividades foram promovidas pela Divisão de Proteção Civil e de Vigilância e Divisão de Ambiente, Transportes e Energia da Câmara Municipal de Loulé, com o objetivo de dinamizar e dar continuidade à sensibilização e educação ambiental aos seus munícipes, em especial à população escolar, com o intuito de promover a proteção das espécies autóctones e assim construir para todos e por várias gerações um legado de importância ímpar.

No âmbito destas comemorações, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) cedeu à Autarquia de Loulé, através de uma candidatura ao Projeto “Floresta Comum”, diversas espécies arbustivas e arbóreas, nomeadamente, alfarrobeiras, medronheiros, tamargueiras, murtas, palmeiras-anã, entre outras, as quais foram utilizadas nas plantações.

O Projeto “Floresta Comum”, criado através de um Protocolo entre o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Quercus, permitiu criar uma Bolsa Nacional de Espécies Autóctones, provenientes exclusivamente de sementes e plantas nacionais, para apoiar ações de arborização com aquelas espécies.

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.