Silves

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher

No âmbito das comemorações do “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher”, as mulheres socialistas do Algarve voltaram a “Meter a Colher” em questões de violência de género num debate promovido pelo Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do Algarve (DFMS) em conjunto com a concelhia do PS de Silves, realizado no dia 23 de novembro, no Racal Clube, em Silves.

Numa região onde os efeitos da crise económica se fazem sentir de forma mais acentuada, perante uma plateia de mulheres e homens dos vários quadrantes profissionais, abordaram-se questões pertinentes tais como as dificuldades que as atuais famílias algarvias estão a atravessar e o impacto nos relacionamentos pessoais, a crise económica versus a crise de valores, as leis que protegem e tutelam os direitos dos indivíduos vítimas de violência, a aplicação dessas leis e a articulação entre as diferentes entidades regionais.

De acordo com Ana Passos, Presidente do DFMS, “este é um flagelo que exige termo urgentemente. São 33 as mulheres mortas em Portugal às mãos dos seus maridos, ex-maridos, companheiros ou ex-companheiros e muitas vezes na presença de menores (em cerca de 42% dos casos) que se encontram ainda a estruturar a sua personalidade. É nossa responsabilidade, enquanto cidadãs e cidadãos que pugnam por uma sociedade mais justa e igualitária, lutar pela erradicação destes comportamentos doentios da nossa sociedade. Tarefa esta que não será fácil no contexto atual com um governo que utiliza frequentemente a violência, sobre as famílias e sobre as pessoas, muitas vezes levando-as à fome, através de medidas de austeridade absolutamente intoleráveis, passando a mensagem de aceitabilidade e de impunidade”.

A líder do DFMS do Algarve alertou ainda para o fato de que “há outras formas de violência, mais silenciosas e que estão a aumentar na nossa região, que é a sobre os idosos, deficientes e crianças. Esta temática urge ser denunciada por todos nós. Faz parte do plano de atividades do DFMS trazer a público, num futuro próximo, a discussão destas novas patologias da nossa sociedade”.

Categories: Silves

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.