AGENDA

Município assinala Dia Mundial da Luta Contra a Sida | 29 de novembro

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, assinalado a 1 de dezembro, a Câmara Municipal de Silves, através do seu sector de Juventude, irá dinamizar, no dia 29 de novembro, na FISSUL, um dia de atividades onde está contemplada a realização de uma ação de sensibilização sobre a problemática do Vírus VIH – SIDA, a realização de rastreios gratuitos e a distribuição de material divulgativo / preventivo.

cartaz

A parte da manhã será dirigida à comunidade estudantil do concelho e será preenchida com uma dinâmica de teatro-fórum alusiva à temática do Vírus VIH-SIDA e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST), dinamizada pela turma de Artes e Espetáculos da Escola E.B.S. da Bemposta, e que consiste na representação de uma breve dramatização onde são apresentadas aos jovens determinadas situações suscetíveis de discussão, com o intuito de os levar a refletir sobre esta problemática e sobre as consequências da adoção de comportamentos de risco, transmitindo-lhes alguns conselhos sobre como os ultrapassar.

Num momento posterior, o enfermeiro Alberto Santos (técnico da equipa de intervenção em saúde escolar do Centro de Saúde de Silves), será o primeiro interveniente de uma sessão de sensibilização e esclarecimento centrada na prevenção de fatores de risco, tais como a gravidez indesejada, IST, incluindo o VIH – SIDA, consumo de drogas, violência no namoro, entre outras que, com maior frequência, atingem os jovens. Na segunda parte da sessão, a equipa especializada de redução de danos da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) da ARS Algarve, através do enfermeiro Malta e da Dra. Susana, fará uma breve reflexão sobre a problemática do vírus, seguida de exemplos práticos da correta utilização dos meios de contraceção e de uma dinâmica de grupo interativa sobre a transmissão do VIH-SIDA e outras IST, onde serão, também, auscultados os verdadeiros conhecimentos dos jovens sobre esta doença. A sessão culmina com a realização de um debate aberto, onde os jovens poderão expor as suas questões e dúvidas aos técnicos e oradores presentes.

No final da atividade, serão distribuídos diversos materiais divulgativos / preventivos, gentilmente cedidos pelo Centro de Acolhimento e Deteção Precoce de Infeção VIH/SIDA – CAD de Faro.

Este dia contará, ainda, com a presença de uma carrinha móvel da ARS Algarve nas imediações da FISSUL que realizará rastreios gratuitos do vírus VIH-SIDA a maiores de 18 anos, entre as 14h00 e as 17h00. A ação é aberta a toda a comunidade e contempla, também, um serviço de esclarecimento e sensibilização sobre a temática.

O telefone 282 440 270 e o endereço de correio eletrónico juventude@cm-silves.pt são os contactos do sector da Juventude da CMS disponíveis para o esclarecimento e fornecimento de informação adicional sobre esta iniciativa.

Categorias:AGENDA, Silves

PlanetAlgarve