Loulé

Vencedores do I Concurso de Presépios do Concelho

Já são conhecidos os vencedores do I Concurso de Presépios do Concelho de Loulé, iniciativa promovida pela Autarquia local que pretendeu estimular a criatividade dos participantes e, simultaneamente, relembrar uma das mais tradicionais expressões da cultura popular associada à quadra natalícia.

Os presépios a concurso inseriram-se em duas modalidades: o Presépio Tradicional Português, que deveria contemplar as figuras tradicionalmente reconhecidas como fundamentais, nomeadamente o Menino Jesus, Maria e José, sendo as restantes figuras de uso facultativo, e o Presépio Tradicional do Algarve, armado em escadaria, com o menino Jesus em pé, no alto e ao centro, rodeado de searinhas, laranjas e flores.

Assim, na categoria de Presépio Tradicional Português a grande vencedora foi Sónia Mendez. Marília Ramos e a Casa da Primeira Infância foram, respetivamente, a segunda e terceira classificadas.

No que diz respeito ao Presépio Tradicional do Algarve, o primeiro classificado foi Fernando Martins. Em segundo lugar ficou Marinella Viegas e Anabela Guerreiro foi a terceira classificada nesta categoria.

O júri que avaliou os presépios a concurso foi constituído por Luís Guerreiro, chefe da Divisão de Cultura e Turismo, Padre António de Freitas, pároco de Loulé, Hugo Nunes, vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, Carlos Carmo, adjunto do presidente da Câmara Municipal de Loulé, e Susana Melro, designer.

Todos os participantes receberam certificados de participação e lembranças do Concelho.

Refira-se que, na sequência deste Concurso, vai estar patente ao público até ao dia 6 de janeiro, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Loulé, uma Exposição de Presépios que poderá ser visitada no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e aos sábados, das 9h00 às 14h00 e das 15h00 às 17h00.

A entrada é gratuita.

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.