AGENDA

ARS Algarve associa-se às comemorações da 1.ª Semana Europeia do Teste VIH e o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA 2013 | 3 a 12 de dezembro

A primeira Semana Europeia do Teste VIH (22 a 29 de novembro) coordenada pelo «HIV in Europe»*, tem como objetivos aumentar o número de pessoas que conheçam o seu estado serológico face à infeção VIH/SIDA e reduzir o seu diagnóstico tardio.

ars_algarve

O tema da semana europeia, «Fale sobre o VIH. Faça o teste!», visa incentivar o diálogo, encorajar as pessoas em geral e as populações mais vulneráveis à infeção a solicitarem o teste VIH e a garantir o alargamento da deteção precoce a estas populações.

Pelo menos uma em cada três, dos 2,3 milhões de pessoas que vivem com VIH na Europa, desconhece que está infetada.

Quando as pessoas desconhecem o seu estado serológico face ao VIH têm uma maior probabilidade de transmitir a infeção a outras pessoas. Assim, metade ou mais das novas infeções têm origem em pessoas a viver com VIH que ainda não foram diagnosticadas e que, por isso, desconhecem os possíveis riscos de transmissão.

A ARS Algarve IP associa-se a estas comemorações, com a realização do DIA DO TESTE VIH NOS CENTROS DE SAÚDE:

– No dia 3 de dezembro nos Centros de Saúde do ACES do Sotavento (Alcoutim, Castro Marim, Vila Real de Stº António e Tavira) e do ACES Central (Olhão, S. Brás de Alportel, Faro, Loulé e Albufeira).

– Nos Centros de Saúde do ACES do Barlavento o calendário é o seguinte: (Aljezur (3 de dezembro), Lagos (4 de dezembro), Portimão (4 de dezembro), Silves (5 de dezembro), Monchique (12 de dezembro).

Para realização do teste deve dirigir-se à sua equipa de saúde. No caso de não ter médico de família, deve dirigir-se à equipa de saúde que atende os utentes nestas circunstâncias.

De referir que as Unidades Móveis também realizarão testes VIH, nos seguintes dias:

– No Centro Comercial Continente de Portimão, em parceria com o Movimento de Apoio à Problemática da SIDA, no dia 30 de novembro, das 10h às 22h.

– Na cidade de Faro, em parceria com a Associação para o Planeamento da Família e o Movimento de Apoio à Problemática da SIDA, no dia 1 de dezembro.

Nos Centros de Saúde e Unidades Móveis, serão realizados testes rápidos gratuitos, cujo resultado estará disponível em 30 minutos.

Estas atividades permitirão reforçar a intervenção em deteção precoce da infeção VIH, que habitualmente é realizada nos Centros de Saúde da região, junto da população em geral e das populações mais vulneráveis.

* HIV in Europe é uma iniciativa pan-europeia, criada em Bruxelas, em 2007. Trata-se duma plataforma europeia para a partilha e organização de atividades que melhorem o diagnóstico e tratamento precoces da infeção pelo VIH em toda a Europa. A iniciativa é dirigida por um grupo independente de peritos com representantes da sociedade civil, decisores políticos, profissionais de saúde e instituições europeias na área da saúde pública.

Categories: AGENDA, Algarve

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.