AGENDA

Dia da Cidade convida a viver Portimão e dá voz às novas gerações | 11 de dezembro

O dia 11 de dezembro, data em que Portimão assinala o 89º aniversário da elevação a cidade, assume-se como uma ocasião por excelência para sentir o pulsar desta terra e dar voz às novas gerações, desafiando os munícipes para novas formas de viver a sua cidade.

banner

Num figurino inovador, a sessão solene, este ano agendada para as 15h00, irá juntar no salão nobre dos Paços do Concelho autarcas e jovens das escolas secundárias e universidades do município que, através das suas intervenções e sob o mote “Como vejo Portimão: memórias, presente e potencialidades”, abordarão diferentes perspetivas de como é viver a cidade, num exercício de cidadania entre gerações.

A título oficial, o programa tem início às 9h00, frente aos Paços do Concelho, com o hastear da bandeira, num momento solene que contará com a participação da Sociedade Filarmónica Portimonense, da Fanfarra da Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão, da Sociedade Columbófila de Portimão e de uma secção da PSP.

O dia vai ser pautado por várias propostas que convidam a viver Portimão, a visitar alguns dos seus equipamentos culturais e desportivos e a conhecer as novas gerações de artistas, escritores, músicos e atletas que a cidade acolhe e pretende promover.

Uma visita à Casa Manuel Teixeira Gomes, que completa quatro anos de existência, é uma forma de homenagear e conhecer a vida e obra deste ilustre escritor e estadista que marcará uma presença especial e constante ao longo do dia, inspirando encenações teatrais pel’O Teatro da Caverna que aqui acontecem a partir das 15h00, enquanto às 17h00 está agendada uma visita guiada pelo senhor Luciano Cabide, que desde os 12 anos trabalhou com a família do ex-Presidente da República e terá muitas histórias para contar acerca desta figura incontornável da história da cidade.

Também até 14 de dezembro, na Casa Manuel Teixeira Gomes poderá ser vista a interessante exposição “Moldurável”, que reúne trabalhos de Ana Viegas (pintura) e Fátima Mártires (fotografia e esboços), num encontro plástico que resulta da descoberta da cidade aos olhos de quem cá nasceu e interpretada por quem nunca a viu, sendo esta uma das muitas exposições que este espaço tem vindo a acolher e que fazem parte das atividades apresentadas no documentário “4 anos de Casa”, que por esta ocasião é também apresentado.

11 de dezembro foi a data escolhida para dar a conhecer as obras premiadas na 12ª edição do Concurso Literário Manuel Teixeira Gomes, organizado em conjunto pela Câmara Municipal de Portimão e a Arandis Editora para impulsionar novos escritores e promover a criação literária, e cujos resultados vão ser divulgados a partir das 17h30 no Café Concerto do TEMPO- Teatro Municipal de Portimão.

Dos 18 trabalhos inéditos recebidos, o júri atribuiu o 1º prémio a Luís Filipe Martins Alexandre com a obra “Da Mala de Cartão ao Canudo”, enquanto Maria Manuela Neves Casinha Nova obteve uma menção honrosa pela obra “Refeições e Petiscos ou Como ainda se Morre por Amor, No Século. XXI”.

Este será também o momento para homenagear os campeões portimonenses, reunindo na Gala do Desporto os mais de 400 atletas que se destacaram ao longo da última época em 31 modalidades, quer a nível regional, quer nacional e até internacional, em representação de 21 clubes e escolas do município, e cujo valor desportivo será distinguido em ambiente de festa no Auditório Municipal de Portimão, a partir das 19h00.

O Mercado da Av.ª S. João de Deus está em festa pelos seus seis anos de existência, efeméride que será assinalada a partir das 10h00 com o showcooking “Bolo de Aniversário”, orientado pela formadora Paula Mártires da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, a que se segue decantação de vinho com a participação de Hermínio Rebelo, chefe da câmara de provadores da Comissão Vitivinícola do Algarve, sendo os clientes e operadores convidados às 10h30 a cantar os parabéns e a soprar as velas do bolo de aniversário do Mercado.

Até ao dia 18 de dezembro, e no âmbito do aniversário do Mercado, continuam as promoções de diversos produtos, assim como a realização de um sorteio de Natal entre os clientes, que continuam a ter motivos suplementares de visita.

No Museu de Portimão, para além dos principais aspetos da rica história do município, pode ser vista a recém-inaugurada exposição “José Tengarrinha – a outra face da moeda ”, que dá a conhecer o percurso biográfico e profissional de uma personalidade muito ligada a Portimão, José Mendes Tengarrinha Júnior, que veio para a cidade em 1925 e foi gerente da agência local do Banco de Portugal, destacando-se nesta mostra a sua pouco conhecida faceta de fotógrafo e pintor.

Como já é tradição, o associativismo local regista de forma muito especial a vivência do Dia da Cidade e dinamiza diversas iniciativas dirigidas a toda a família, com o empenho das novas gerações de atletas, músicos e artistas.

Na Academia de Tiro de Portimão, uma das poucas existentes no país, a Associação de Tiro de Portugal organiza às 10h00 e às 15h00 o evento “Portimão na Rota do Tiro Desportivo”, enquanto a Piscina Municipal de Portimão receberá a partir das 15h00 o Festival de Atividades Aquáticas – Cidade de Portimão, organizado pela Portinado.

À mesma hora será dado o pontapé de saída para o jogo Portimonense – Desportivo de Chaves, estando as portas do Estádio Municipal de Portimão abertas gratuitamente para todos quantos pretendam apoiar a equipa da casa no reforço da liderança da Liga 2.

Para as famílias, existem duas excelentes propostas de conhecerem as novas gerações de músicos locais, nomeadamente assistindo à fábula sinfónica de Jorge Salgueiro “Quinta da Amizade”, marcada para as 11h00 no Auditório Municipal de Portimão e com interpretação da Orquestra Clássica da Academia, num espetáculo organizado pelo Conservatório de Música de Portimão.

A outra sugestão é o espetáculo onde irão atuar os jovens alunos das Escolas de Danças de Salão e de Fado do Boa Esperança e que terá início às 16h00 na sala desta popular coletividade.

Mas este dia 11 de dezembro também pode ser marcado de uma forma original e única de viver a cidade, pois a partir do Aeródromo Municipal de Portimão a AeroVip e a AeroAlgarve promovem batismos de voo a preços especiais, entre as 10h00 e as 16h00.

Programa Dia da Cidade de Portimão 2013

Toda a programação relativa ao Dia da Cidade de Portimão está disponível em:

http://tinyurl.com/DIA-DA-CIDADE

Por: Município de Portimão

Artigo relacionado: http://atomic-temporary-37777191.wpcomstaging.com/2013/12/03/dia-da-cidade-da-voz-as-novas-geracoes-11-de-dezembro/

Categorias:AGENDA, Portimão

PlanetAlgarve

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s