AGENDA

«Natal na Aldeia» já chegou a Odeleite

Em Odeleite já começou a celebração da quadra natalícia. A festividade começou hoje com a inauguração do presépio da aldeia, que se prolonga até 6 de janeiro. Já no próximo fim-de-semana de 21 e 22 de dezembro o «Mercadinho da Filhó e Empanadilha» entra em ação com ateliers de pão e doçaria, cantares da época e animação. Tudo isto e muito mais… numa aldeia bem perto de si!

O Natal está quase, quase a chegar e em Odeleite hoje começou a celebração com a inauguração do presépio da localidade. São figuras totalmente feitas à mão, com tecidos como ráfia, algodão, linho mas não só. Todo o presépio foi feito pela população local e na decoração constam elementos naturais recolhidos nas redondezas, como pedras, areia, troncos e cortiça. A grande novidade é a cascata de água a artificial, também um poço, com direito a “desejos”, uma fogueira e um caminho delineado para percorrer em visita. Ao todo o presépio representou um mês de trabalho.

Mas não só. O «Natal na Aldeia» tem ainda planeado um fim de semana repleto de atividades natalícias com o «Mercadinho da Filhó e Empanadilha» nos dias 21 e 22 entre as 13h e as 18h. A atenção é redobrada, claro está, para o pão e para a doçaria típica da época com ateliês na Casa de Odeleite onde todos podem assistir, aprender e, efetivamente, «meter a mão na massa». Ainda uma feira de produtos locais, demonstração de artes e ofícios, exposição de trabalhos da UTL e uma exposição de fotografias de Natureza, atuações musicais, um espaço para os mais novos com o Pai Natal e pinturas faciais, música, fogueira, a prova do famoso «caldo verde» e muito, muito mais.

A iniciativa «Natal na Aldeia» pretende promover o território e atividades tradicionais, com atividades diversificadas e diferenciadas numa aldeia que é exemplo das potencialidades do interior do Baixo Guadiana.

A salientar que a iniciativa detém organização conjunta da Associação Odiana e a Associação Social da Freguesia de Odeleite. Tem como promotor a Associação Terras do Baixo Guadiana (ATBG), inserida no projeto «Um Outro Algarve» e conta com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia local.

Por: Associação Odiana

Categories: AGENDA, Castro Marim

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.