AGENDA

Presépio de Natal Animado para ver até 6 de janeiro

Os materiais, à base de esferovite, madeira e pedra, foram esculpidos com muita paciência e entusiasmo. Inúmeras horas de trabalho e criatividade resultaram num presépio animado em que nada ficou esquecido…Venha conhecê-lo!

Totalmente pensado e construído por José Cortes, este já famoso Presépio de Natal Animado em Lagos pode ser visitado a partir do dia 14 de dezembro. A entrada é livre. Mais uma vez lembramos-lhe aqui a história deste presépio.

Há anos que o lacobrigense José Cortes se “entretinha” com pequenos presépios. No entanto, e devido à sua vida profissional (era proprietário de uma loja de vestuário no centro histórico de Lagos), nunca se conseguiu dedicar a esta paixão tanto quanto gostaria. Em 2011, e porque já tinha na ideia a sua reforma, começou, logo em janeiro, a pensar num presépio, mas desta vez em maior escala. Entrou na sua garagem (situada na rua 5 de Outubro) e aí se esqueceu do tempo…

Começou por imaginar como gostava que tudo ficasse. Deitou de imediato mãos à obra, ainda que só a partir de agosto desse ano (altura em que trespassou o seu negócio), tenha podido dedicar-se, a tempo inteiro, a este sonho.

Foram necessárias inúmeras horas para a procura dos materiais certos, das cores certas, dos bonecos certos. E uma dose muito bondosa de paciência. Em dezembro abriu pela primeira vez ao público escolar e, mais tarde, toda a população foi convidada a conhecer o seu presépio. Foi um sucesso. E no seguinte também. Tanto que só pensa em ir aumentando o seu presépio animado. Ora com mais figuras, ora com mais movimento, ora com mais cor. São agora centenas de figuras articuladas que nos transportam para o mundo mágico do Natal!

E, pela terceira vez consecutiva, José Cortes quis associar esta sua paixão a uma outra, ajudar os que mais necessitam. Por isso mesmo, todo o resultado da venda de brochuras sobre este presépio e de peças elaboradas por si para este fim reverte a favor da NECI – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso.

Este Presépio de Natal Animado pode ser visitado do dia 14 de dezembro a 06 de janeiro, entre as 16h00 e as 20h00. A entrada é livre (Rua 5 de Outubro, n.º 18).

Os dias 09 a 13 estão reservados para visitas escolares do pré-escolar e 1.º ciclo (com marcação prévia junto do Serviço de Educação da Câmara Municipal).

Venha conhecê-lo e deixe-se encantar!

Por: Município de Lagos

Categories: AGENDA, Lagos

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.