Lagos

Centro Náutico de Alto Rendimento em Vela

Câmara Municipal reprova proposta da CDU para a sua instalação

Na reunião da Câmara Municipal de Lagos do passado dia 4 do corrente mês, foi apresentada pelo vereador da CDU Luis Reis a proposta para dar inicio em 2014 ao processo de instalação em Lagos de um Centro Nautico de Alto Rendimento em Vela, em parceria estratégica com o Clube de Vela de Lagos.

Nesta proposta, a CDU considera que a natureza identitária de Lagos como cidade marítima, afirmada ao longo da História, implica que as questões relacionadas com a náutica teem que estar no centro das responsabilidades e da atenção dos órgãos locais das autarquias.

Neste sentido, os desportos náuticos fazem parte integrante da primeira linha do desenvolvimento da cidade e do Município, com destaque para a vela, pelo papel mobilizador e de formação de caracter que desempenha entre a juventude, e pela ligação com a histórica cultura marítima de Lagos dos Descobrimentos.

Também é sabido e reafirmado pela experiencia que a baía de Lagos é reconhecida internacionalmente como a melhor pista da Europa para o desporto da vela, tendo sido desde 1950 utilizada para regatas de campeonatos em diversas classes, até olimpicas.

Actualmente, estão a estagiar e treinar na nossa cidade, com o apoio do Clube de Vela de Lagos, 2 tripulações femininas e 4 masculinas das equipas inglesas em preparação olímpica, esperam-se 3 tripulações russas do mesmo nível e 10 a 15 de aprendizagem e treino de jovens, todas acompanhadas de treinadores e orientadores com apoio de mar.

Elevar a baia de Lagos à internacionalização ao mais alto nível no desporto da vela, será da maior importância para Lagos e para o País, com significativas repercussões na economia local e em complementaridades regionais, e decisivamente na promoção turística do Município e do Algarve, muito em particular pela preferência das organizações internacionais em utilizar a baía na nossa época baixa do turismo.

A CDU entende que a incompreensão dos eleitos do PS na Câmara Municipal sobre esta iniciativa, inviabilizando-a, resulta em directo prejuízo para o Município.

A Coordenadora de Lagos da CDU

Categories: Lagos

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.