AGENDA

Encontro de Janeiras no Cine-Teatro Louletano | 3 de janeiro

Esta sexta-feira, 3 de janeiro, pelas 21h00, o Cine-Teatro Louletano recebe o tradicional Encontro de Janeiras, cumprindo a tradição do Dia de Reis.

janeiras

Participam neste espetáculo alguns dos mais emblemáticos grupos de janeireiros do Algarve: Grupo dos Amigos de Loulé, Grupo de Janeiras de S. Sebastião – Loulé, Grupo de Cantares de Janeiras “A Força da Tradição” – Paderne, Grupo “Flôr Oriental” – Santa Bárbara de Nexe, Grupo “Juventude União Bordeirense” – Bordeira, Grupo “Janeireiros de Boliqueime” e Grupo “Sociedade da Banda de Tavira”.

O preço das entradas é de 3 euros.

As Janeiras remontam a tempos longínquos mas em muitas aldeias portuguesas, nomeadamente no interior algarvio, mantém-se viva esta tradição que vai passando de geração em geração.

Na Noite de Reis formam-se grupos pequenos ou com dezenas de elementos que cantam e animam as localidades, indo de casa em casa ou colocando-se num local central (esta é uma versão mais recente), desejando de uma forma tradicional um bom ano a todos os presentes. Por vezes, são convidados a entrar nas casas e são-lhes oferecidos alguns petiscos, filhoses, chouriço assado, vinho tinto, etc..

Nos grupos de janeireiros toca-se pandeireta, ferrinhos, tambor, acordeão e viola. Muitos destes grupos no Algarve contam já com várias décadas de existência e contribuem para manter aceso um dos costumes mais antigos da região, que é vivido de uma forma especial na zona da Serra.

Por: Município de Loulé

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.