Lagos

TURISMO EM NAVIOS DE CRUZEIRO

Na passada quarta-feira, 22.Janeiro, o vereador da CDU na Câmara Municipal de Lagos, Luis Reis, apresentou uma proposta acerca das condições do porto de Portimão para a recepção de navios de cruzeiro.

Porto de Cruzeiros de Portimão - foto CM Portimão

Porto de Cruzeiros de Portimão – foto CM Portimão

A razão desta preocupação resultou de que no sábado dia 3 deste mês de Janeiro, não havendo no porto de Portimão, nem no Algarve, um rebocador com potencia suficiente para, nas condições de mau tempo desses dias, assistir a entrada no porto de Portimão do paquete Funchal, com 331 passageiros e 208 tripulantes a bordo. Foi pedido a Sines um rebocador para esta situação, que o temporal não deixou zarpar, e, feito o pedido a Setúbal, o mau tempo só permitiu a saída no domingo. Entretanto o Funchal suportou o mau tempo ao largo, e só na segunda-feira às 19,00 horas entrou finalmente em Portimão.

Ora os operadores turísticos oferecem aos passageiros dos navios de cruzeiro diversos programas para excursões em terra, e Lagos, com 5.028 visitas em 2012, seguida de Sagres com 2.625, foi a localidade que mais beneficiou com essas excursões de turistas que desembarcam em Portimão, assim contribuindo para a dinamização económica dos sectores de hotelaria, restauração e comércio.

Face a estas considerações, Luis Reis apresentou a seguinte Proposta à Câmara Municipal de Lagos:

1.exigir que o governo tome as providencias necessárias à aquisição de um rebocador para o Algarve baseado no porto de Portimão, com capacidade para satisfazer as necessidades operacionais não apenas dos navios de cruzeiro, mas de manobras de outros navios na costa do Algarve e da navegação costeira internacional.

Esta proposta foi aprovada por unanimidade.

Por: A Coordenadora de Lagos da CDU

Categories: Lagos, Portimão, Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.