AGENDA

Cross Internacional das Amendoeiras em Flor foi apresentado hoje | Prova realiza-se a 2 de fevereiro

O Cross Internacional das Amendoeiras está de regresso a Albufeira no próximo dia 2 de fevereiro. A prova que já foi considerada por diversas vezes o melhor cross do mundo, traz alguns dos nomes mais sonantes do atletismo à pista de cross das Açoteias. O evento foi apresentado, hoje, em Conferência de Imprensa, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira.

A Conferência de Imprensa para apresentação do 37º Cross Internacional das Amendoeiras em Flor e da 51ª Taça dos Clubes Campeões Europeus de Cross decorreu hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Albufeira, tendo contado com a presença significativa de vários órgãos de comunicação a nível regional e desportivo.

Na mesa, para falar com os jornalistas, estiveram Carlos Silva e Sousa (presidente da Câmara Municipal de Albufeira), Paulo Freitas (presidente da Assembleia Municipal de Albufeira), Desidério Silva (presidente do Turismo do Algarve), Luís Romão (diretor do IPDJ) e Lara Ramos (presidente da Associação de Atletismo do Algarve).

Carlos Silva e Sousa disse estar muito satisfeito por voltar a receber “uma prova que é emblemática para o Algarve e para Albufeira”, tendo realçado, também, a mais-valia associada à realização simultânea da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Cross, prova que irá envolver os melhores atletas internacionais da modalidade. O autarca enalteceu o trabalho da Associação de Atletismo do Algarve (AAA) e da Entidade Regional de Turismo (ERTA), respetivamente na organização e na divulgação de um evento que, “devido à sua notoriedade, tem contribuído de forma bastante positiva para a divulgação do destino e para o combate à sazonalidade”. Para além da importância indubitável da prova ao nível da alta competição, realçou, ainda, a vertente pedagógica do Cross ao incluir o Desporto Escolar, Desporto para Deficientes e Desporto de Formação.

Lara Ramos que está na organização do Cross das Amendoeiras desde o seu início, em 1977, referiu que o evento foi o “pontapé de saída” para o Turismo Desportivo no Algarve. A partir de então, disse “ o Algarve começou a receber grandes equipas e estágios não só a nível do atletismo, mas também do futebol, ciclismo e outras modalidades e atualmente a região já dispõe de infraestruturas de grande qualidade que fazem com que tenhamos um enorme potencial no que respeita ao binómio Turismo-Desporto”. Em primeira mão revelou que a Associação de Atletismo está em negociações com o presidente da Associação Europeia de Treinadores de Atletismo, Frank Dick, com vista à realização do Congresso Europeu de Treinadores, possivelmente no próximo mês de Outubro.

Luís Romão, do IPDJ, afirmou que o Instituto apoia e irá continuar a apoiar o Cross porque é uma referência no Algarve, não só a nível desportivo, mas “uma referência do passado e ainda do presente”. Sublinhou que o evento é uma marca da região, tendo apelado aos parceiros para que continuem a desenvolver esforços para que a prova tenha cada vez mais impacto.

Por sua vez Desidério Silva, destacou que é a segunda vez que se encontra na apresentação da prova à Comunicação Social na qualidade de presidente do Turismo do Algarve. “Uma vez mais estou aqui para continuar a dar apoio à iniciativa, uma das competições desportivas mais importantes do Algarve e que muito tem contribuído para levar o nome de Albufeira e da região além-fronteiras”. Referiu também que a recuperação da pista de Cross das Açoteias veio criar condições para a organização deste tipo de eventos na zona e permitir “o alavancar de investimentos em termos desportivos”.

A terminar o período de intervenções, Paulo Freitas, referiu que apesar do Cross das Amendoeiras já ter passado por outro local “o seu nome está intimamente ligado às Açoteias e a Albufeira”, tendo destacado a importância do trabalho de todos os parceiros para “levar a bom porto a iniciativa”. Disse ainda que “o Cross tem a possibilidade de abrir portas ao Turismo Desportivo, é uma boa alternativa de negócios e uma forma de combater a sazonalidade”.

Texto: Município de Albufeira

Fotos: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: AGENDA, Albufeira, Desporto

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.