Loulé

Casa da Primeira Infância assinalou Dia Mundial da Não Violência e da Educação para a Paz nas Escolas

Crianças da Casa da Primeira Infância, em Loulé, assinalaram ontem simbolicamente o Dia Mundial da Não Violência e da Educação para a Paz nas Escolas, com o lançamento de balões brancos.

Acompanhados pelos responsáveis da instituição e pela vereadora da Câmara Municipal de Loulé com o pelouro da Educação, Ana Machado, este grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos participaram nesta iniciativa que visou alertar para a necessidade de criar valores que promovam a paz não só no seio escolar mas também à escala global.

O Dia Mundial da Não Violência e da Educação para a Paz nas Escolas foi criado em 1964, por iniciativa de um pedagogo e poeta espanhol Lorenço Vidal. Teve como objetivo chamar a atenção para a necessidade de uma educação permanente pela não violência e pela paz. Nesta data (dia da morte de Mahatma Gandhi), procura-se igualmente sensibilizar para a tolerância, solidariedade e respeito pelos direitos humanos junto das escolas de todo o mundo. No mundo atual é fundamental que todos os países se comprometam a educar a população no sentido da promoção dos valores da não-violência e da paz. A escola deve ser um dos agentes desses ideais.

Por outro lado, numa altura em que o bullying é um dos problemas que mais preocupa a comunidade escolar e a sociedade em geral, esta efeméride tem também o propósito de acabar com os atos de violência, física ou psicológica, entre os jovens.

Por: Município de Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.