Portimão

MÁRIO de FREITAS homenageado pela ADSBA

Os Corpos Sociais da ADSBA – Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve homenagearam o ex-Presidente da Direcção MÁRIO de FREITAS.

homenagem

Coube ao recentemente empossado Presidente da Direcção João M. Reis proceder à entrega de uma singela, mas muito significativa, placa comemorativa do legado que MÁRIO de FREITAS deixa após 22 anos de plena dedicação à Instituição.

Foi Vogal e Vice-Presidente e exerceu, nos últimos 13 anos, o cargo de Presidente!

Para além desta missão também pertenceu, como membro da Assembleia Geral, à FEPODABES – Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue, e à FAS – Federação das Associações de Dadores de Sangue de Portugal e foi membro da CNPD – Comissão Nacional de Promoção da Dádiva nomeado pelo ex – IPS – Instituto Português do Sangue (actual IPST, IP – Instituto Português do Sangue e da Transplantação) como representante do Sul (Alentejo e Algarve).

Foi distinguido, em 2008, pela CMP – Câmara Municipal de Portimão com a medalha de mérito Municipal (grau bronze) e em 2009 recebeu o galardão e certificado de reconhecimento – cidadão exemplar – concedido pelo Ministério da Saúde / IPS entregue por um membro do Governo.

Representou o Algarve, juntamente com dirigentes de Viana do Castelo e Lisboa, em várias sessões de trabalho na AR – Assembleia da República com as comissões Parlamentares de Saúde e Educação sendo um dos impulsionadores para que hoje o “Estatuto e o Seguro do Dador” sejam uma realidade! Foram recebidos, em audiência, pelo então Vice-Presidente da AR Dr. Ferro Rodrigues e, noutras ocasiões, pelos chefes de gabinete.

Em ofício, o Presidente do Conselho de Administração do CHA – Centro Hospitalar do Algarve, Dr. Pedro Nunes, endereçado ao homenageado, em resposta à informação da sua saída da Direcção, refere: “O Centro Hospitalar do Algarve agradece, assim, tudo o que tem sido feito e ajudado no nosso trabalho de protecção aos residentes do Algarve e não deixará de se fazer representar na cerimónia que não será de um adeus mas um até já a quem tanto devemos”.

O Algarve é, actualmente, a única Região do país que frui de tão importante corolário o que, na opinião do responsável do CHA, “orgulha todos os que residem na região”.

MÁRIO de FREITAS permanece na ADSBA como membro da Assembleia Geral.

Por: ADSBA

Categories: Portimão

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.