AGENDA

“ÚNICO E IRREVOGÁVEL” É O MOTE DO CARNAVAL DE LOULÉ 2014 | 1, 2 e 4 de março

Receitas revertem para Fundo de Emergência Social e associações

A mítica sede do Atlético Sporting Clube, antiga coletividade da cidade de Loulé que há 40 anos, nas vésperas da Revolução de Abril, foi a entidade organizadora do Carnaval de Loulé, recebeu hoje a Conferência de Imprensa de apresentação de mais uma edição deste evento.

Nos dias 1, 2 e 4 de março, o Carnaval de Loulé sai para a rua num desfile repleto de animação, cor e alegria. A sátira política e social estará mais do que nunca presente no mote desta edição – “Único e Irrevogável” – e irá inspirar o mais antigo corso do país e os 15 carros alegóricos que nele participam, a partir das 15h00, na Avenida José da Costa Mealha.

O célebre caso do pedido de demissão por parte do ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, no verão passado – uma decisão “irrevogável” como o próprio referiu – e o volte face nessa tomada de posição é apenas um dos vários episódios da vida nacional que será retratado neste desfile.

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e o líder da oposição, António José Seguro, a chanceler alemã, Angela Merkel, os presidentes dos três grandes – Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira e Bruno de Carvalho, Cristiano Ronaldo e a seleção nacional são algumas das personagens deste corso marcado pela ironia. Mas na área do desporto, o “Rei Eusébio” é presença garantida.

No ano em que se assinala o 40º aniversário do 25 de Abril, o Carnaval relembra a Revolução dos Cravos até porque a Autarquia de Loulé promove, ao longo de 2014, um programa variado de atividades para celebrar esta data. No corso louletano, esta temática estará em destaque em jeito de sátira. Algumas das figuras políticas que marcaram as quatro décadas de democracia como Mário Soares, Cavaco Silva ou António Guterres estarão representadas no carro alegórico “Os 40 anos de Abril: São sempre os mesmos”,

Em jeito de homenagem póstuma, o corso vai ainda contar este ano com um carro dedicado a um dos maiores foliões de sempre do Carnaval de Loulé, que teve um importante papel na animação do desfile ao longo dos anos. Poucos meses após a sua morte, a organização do corso louletano relembra o Comandante “Favas” num carro/barco tripulado pela TUALE – Tuna Universitária Afonsina de Loulé e com a animação contagiante dos seus elementos.

Grupos de animação em representação das associações do Concelho, grupos de samba, cabeçudos e gigantones e as esculturais bailarinas brasileiras com samba no pé são outros dos atrativos do Carnaval de Loulé 2014.

O preço dos bilhetes é de 2 euros. Metade das receitas do Carnaval será atribuída às doze associações e coletividades participantes no corso, sendo os restantes 50% destinados a um Fundo de Emergência Social que visa apoiar as famílias com maiores dificuldades do Concelho. “O Carnaval de Loulé, desde as suas origens, sempre foi uma festa muito vivida pela população louletana. Desde o seu princípio que se organizou sob o signo da solidariedade, as receitas arrecadadas destinavam-se à ajuda aos mais pobres, à população mais fragilizada, e nos últimos anos tem-se retomado, de certa maneira, essa tradição”, sublinhou o presidente Vítor Aleixo.

A Câmara Municipal de Loulé prevê que a edição de 2014 do Carnaval possa atrair perto de 100 mil visitantes nos três dias de corso.

Quanto ao investimento, Vítor Aleixo anunciou uma redução neste evento na ordem dos 10 a 15%, “mas sem nenhuma quebra de qualidade e com o maior envolvimento da população”. O autarca destacou ainda o trabalho dos artistas mais envolvidos no Carnaval – Luís Furtado, Palhó e Elsío Menau – e de todos os funcionários municipais diretamente ligados a esta organização.

Estão previstas algumas novidades técnicas, nomeadamente ao nível da harmonização do som ambiente do corso.

O Carnaval contará com o apoio da Região de Turismo do Algarve ao nível da divulgação no exterior, sobretudo em Espanha, nas regiões da Galiza, Andaluzia e Extremadura, para além dos outdoors no contexto da região.

“O Carnaval de Loulé é claramente um cartaz turístico da região e que decorre numa época em que mais precisamos de turistas. É capaz de potenciar mais dormidas e mais receitas”, referiu Desidério Silva, presidente da RTA.

Programa de Carnaval

A par do corso, a Autarquia, enquanto entidade organizadora do Carnaval de Loulé, realiza um Programa de Animação do Carnaval.

Na sexta-feira, 28 de fevereiro, vai ter lugar na Praça da República o Carnaval Infantil, com a participação de mais de 2 mil alunos das escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância do Concelho. Este ano a Autarquia tomou a opção de retomar a realização desta iniciativa para a sexta-feira, o que permitirá que mais crianças possam participar. Por outro lado, a Praça da República será o palco deste corso infantil, com o objetivo de aliar esta a festa das crianças à dinamização do centro da cidade de Loulé.

Destaca-se ainda a realização de uma Festa (sábado, dia 1, às 22h00) e um Baile de Gala (segunda-feira, dia 3, às 21h00), no “Palácio do NERA”, na Zona Industrial de Loulé, bem como uma série de iniciativas de carácter desportivo como a 40ª edição do Torneio Internacional de Vela do Carnaval.

De referir ainda outros festejos carnavalescos no Concelho que também têm vindo a ganhar projeção, nomeadamente o Carnaval de Alte e o Carnaval de Quarteira.

Por: Município de Loulé

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.