AGENDA

I Encontro Saber Mais para Cuidar Melhor | 26 de fevereiro

A We Care, Teach, Train desenvolveu em parceria com a Associação Oncológica do Algarve (AOA), um encontro para Doentes Oncológicos, Familiares e Cuidadores Informais, a decorrer no dia 26 de Fevereiro, entre as 14.30h e as 18h, na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

2014.02.26_poster2

Para além da participação da AOA, esta iniciativa conta ainda com a colaboração da Associação Cancro com Humor, do psicólogo clínico, João Paulo Pestana, de Paula Braga, assistente Social na Unidade de Lagos do Centro Hospitalar do Algarve.

Segundo Liliana Ferreira, diretora da entidade promotora, «todas as entidades concordam com a necessidade de desenvolver esforços que visem complementar as diversas valências que cada uma possui, permitindo uma mais correta coordenação de esforços e de recursos, em benefício das comunidades que servem. Surgiu assim a ideia de desenvolver uma ação conjunta de sensibilização para a população em geral e de apoio a cuidadores e familiares dos doentes, em particular.»

O evento tem como principais objetivos:

•         Fomentar e fortalecer laços sociais e de entreajuda entre famílias de doentes oncológicos;

•         Divulgar instituições e estruturas de apoio ao doente oncológico e seus familiares;

•         Contribuir para o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico e seus familiares.

Sobre a We Care, Teach, Train

A We Care, Teach, Train é uma empresa licenciada pelo Instituto de Segurança Social para prestar serviços de apoio domiciliário a pessoas dependentes na região do Algarve. Este projeto aposta na vontade dos idosos preferirem continuar no conforto das suas próprias casas; os fundadores da empresa acreditam que este fator pode trazer maior qualidade de vida e bem-estar de todos aqueles que se encontram numa fase mais avançada das suas vidas e ser determinante para uma vida mais feliz.

Sobre a Associação Oncológica do Algarve (AOA)

A Associação Oncológica do Algarve (AOA), IPSS de Utilidade Pública e com fins de saúde foi fundada em 1994 e tem como principais objetivos lutar contra o cancro, prestar apoio social e humano ao doente oncológico e seus familiares e sensibilizar a população para esta doença. Ao longo dos seus 19 anos de existência, esta Associação já dotou o Algarve de infraestruturas de apoio ao doente oncológico, bastante significativas, que contribuíram grandemente para a luta contra o cancro: – Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama, que percorre desde 2005 os 16 concelhos do Algarve, rastreando mulheres entre os 50 e os 69 anos, idade alvo para o diagnóstico precoce por mamografia; – Unidade de Radioterapia do Algarve, inaugurada em 2006, altura a partir da qual deixou de ser necessária a deslocação a Lisboa sempre que os doentes necessitem de tratamentos de radioterapia.

Neste momento a AOA tem em projeto a construção de uma residência de alojamento temporário para os doentes que têm necessidade de realizar tratamento na Unidade de

Radioterapia. Os fundos angariados através dos mais variados eventos revertem essencialmente a favor deste projeto designado “Casa Flor das Dunas”. A Associação Oncológica, disponibiliza também um Núcleo de Próteses mamárias, capilares, lenços e fatos de banho e lingerie ergonómica, a preço de custo, a sócias doentes oncológicas que deles necessitem; de um Núcleo de Apoio Psicossocial que é responsável pela Consulta de Psiconcologia (individual e familiar) e por Terapias de Grupo. Realizam-se frequentemente sessões de Informação e Sensibilização sobre a temática do cancro, em vários locais da região. O conhecimento e a prevenção são sem dúvida as maiores armas contra o cancro!

Sobre a Associação Cancro com Humor

A Associação Cancro com Humor apresenta a palestra humorística Cancro com Humor, que procura, falar sobre a doença, sem tabus, sem preconceitos, promovendo a valorização do doente oncológico e o humor como arma – “porque é possível sorrir no Caos”. Palestra apresentada por Marine Antunes, ex-doente oncológica, autora do projeto Cancro com Humor e fundadora da mesma Associação e do livro Cancro com Humor.

Sobre João Paulo Pestana & “Método Pestana”

João Paulo Pestana é licenciado em Psicologia Clínica, especialista no tratamento do trauma psicológico e das perturbações do stress e da ansiedade. Faz parte do Núcleo de Psicologia da Associação Oncológica do Algarve desde 2007. É pioneiro na introdução de técnicas da Medicina Energética no tratamento e prevenção de perturbações psicológicas. Em 2010 desenvolveu um modelo de intervenção denominado Método Pestana que integra conceitos da Psicologia com técnicas da Medicina Energética, do qual realiza formações regulares.

Sobre a We Care, Teach, Train

A We Care, Teach, Train é uma empresa licenciada pelo Instituto de Segurança Social para prestar serviços de apoio domiciliário a pessoas dependentes na região do Algarve. Este projeto aposta na vontade dos idosos preferirem continuar no conforto das suas próprias casas; os fundadores da empresa acreditam que este fator pode trazer maior qualidade de vida e bem-estar de todos aqueles que se encontram numa fase mais avançada das suas vidas e ser determinante para uma vida mais feliz.

Por: Liliana Ferreira

Categories: AGENDA, Portimão, Saúde

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.