Faro

INTERNET MAIS SEGURA

Assinalou-se a 11 de fevereiro o “Dia da Internet Mais Segura”. No âmbito desta comemoração o auditório da Biblioteca Municipal recebeu uma palestra intitulada “Os perigos da Internet”, pelo inspetor Ricardo Valadas da Polícia Judiciária, direcionada para os alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

Ao longo dos anos, o Dia da Internet Mais Segura tornou-se um evento marcante no calendário da segurança na internet, sendo hoje comemorado em mais de 90 países e em seis continentes. Este ano, o tema aglutinador é “Juntos vamos criar uma Internet melhor”. Professor de carreira, o Presidente da Câmara de Faro não quis deixar de marcar presença associando-se assim a uma iniciativa que o próprio considerou “louvável no sentido em que nos ajuda a todos a termos consciência dos perigos inerentes à navegação na internet.”

O SeguraNet é um projeto da responsabilidade da Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas. Faz parte integrante do consórcio público-privado Internet Segura, em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, o Instituto Português do Desporto e Juventude e a Microsoft Portugal.

Este Consórcio decorre no âmbito do programa da Comissão Europeia, Safer Internet Programe, tendo como missão promover a navegação segura, crítica e esclarecida da Internet pela comunidade educativa (alunos, professores e encarregados de educação).

Nesse sentido foram organizadas ações de sensibilização sobre este assunto nas Escolas E.B.2,3 do concelho, bem como uma palestra, que se realizou no dia 11 de fevereiro, no auditório da Biblioteca Municipal, numa parceria entre o Município, a PSP, a GNR e a PJ.

Do programa já em curso irão realizar-se ainda as seguintes ações:

Dia 14 de fevereiro:

Local: E.B.2,3 Joaquim Magalhães

Horário: 10h15 às 11h15/ 11h00 às 11h45

Atividade: Ação de sensibilização “Tu e a Internet (ab)uso, crime, denúncia”, Escola Segura – PSP

Destinatários: alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico

Dia 25 de fevereiro:

Local: E.B.2,3 Poeta Emiliano da Costa

Horário: 12h25 às 13h25

Atividade: Ação de sensibilização “Os perigos da internet”, Escola Segura – GNR

Destinatários: alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico

Por: Município de Faro

Categories: Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.