Loulé

MUNICÍPIO ADERE AO PROGRAMA “5 AO DIA”

A Câmara de Loulé vai desenvolver nas escolas do Concelho o Programa “5 ao Dia”, iniciativa que tem por objetivo a promoção de uma alimentação infantil saudável, contribuindo para a prevenção de doenças crónicas associadas aos maus hábitos alimentares, incentivando o consumo diário de, pelo menos, cinco porções de produtos hortofrutícolas.

Nesse sentido, a Autarquia celebrou ontem um protocolo com a MARF – Mercado Abastecedor da Região de Faro, S.A. e a Associação 5 ao Dia, entidades promotoras, através do qual levará a cabo ações para implementar o programa, nomeadamente a realização de ações de sensibilização de âmbito comunitário a professores, educadores e comunidade em geral, o apoio ao nível da supervisão da implementação de uma alimentação saudável nas cantinas escolares e a disponibilização de transporte às escolas do Concelho para as visitas de estudo ao Mercado Abastecedor de Faro.

Com o mote “5 ao Dia, Faz crescer com Energia”, este programa lúdico-pedagógico pretende ensinar e sensibilizar os alunos do 1º ciclo (dos 7 aos 9 anos) e do 2º ciclo (dos 10 aos 12 anos) através da brincadeira, nomeadamente conversas, histórias, jogos e atividades, em que os monitores chamam a atenção das crianças para importância da alimentação saudável e promovem o seu interesse e gosto pelas frutas e legumes, informando os destinatários sobre os benefícios e qualidades nutricionais deste produtos.

Paralelamente decorrerão visitas das escolas ao Mercado Abastecedor durante as quais os alunos terão a oportunidade de conhecer e experimentar produtos hortofrutícolas, bem como visitas a explorações agrícolas da área de influência do Mercado onde os alunos ficarão a conhecer todo o processo de cultivo, crescimento, recolha, conservação e embalagem das frutas e legumes.

No âmbito deste programa, a Câmara Municipal de Loulé pretende também promover visitas das escolas ao Mercado Municipal de Loulé, numa vertente pedagógica, permitindo assim que os alunos possam ter contacto com este espaço comercial, adquirindo um conhecimento sobre a sua importância económica e histórica no contexto concelhio.

Refira-se que o programa “5 ao Dia” nasceu em 2007, com o envolvimento de Mercados Abastecedores das Regiões de Lisboa, Évora, Faro, Noroeste e Coimbra, empresa Vitacress e, em cada região, de autarquias e entidades ligadas ao ensino e à saúde.

Este programa, que já abrangeu um total de cerca de 21 mil crianças, pretende ser um importante contributo para combater um dos problemas que afeta cada vez mais crianças em todo o mundo, a obesidade infantil.

Por: Município de Loulé

Categories: Loulé, Saúde

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.