Castro Marim

Prova de Vinhos atrai centenas de pessoas ao Rio Seco

No passado dia 15 de fevereiro, o Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco realizou com os apoios da Câmara Municipal de Castro Marim e da Junta de Freguesia local a «Festa da Prova de Vinhos Caseiros», através de um jantar onde participaram mais de duas centenas de pessoas.

imagem

A 5.ª edição da «Festa da Prova dos Vinhos Caseiros», em Rio Seco, reuniu à mesa 45 produtores de vinho dos concelhos de Castro Marim e Vila Real de Santo António, apresentando alguns dos melhores tintos desta área do sotavento algarvio, tendo deixado aos provadores e comensais a difícil tarefa de escolher os cinco primeiros.

Após um trabalho intenso de degustação, designado como prova cega, na qual os provadores não sabem a qual dos vitivinicultores pertencem os vinhos que vão avaliando, foram classificados os cinco melhores vinhos:

1º – Maria Antonieta Rodrigues Madeira Cipriano – Vila Real de Santo António

2º – Rogério da Conceição Fernandes – Corte António Martins (V.R.S.A)

3º – Henrique Rodrigues – Rio Seco – Castro Marim

4º – Manuel José Cavaco – Altura

5º – Joaquim Manuel Peres Gonçalves – Pedra Arrancada – Altura

A «Festa da Prova dos Vinhos Caseiros», que constitui já um êxito no concelho de Castro Marim, foi acompanhada de um espetáculo de fado pela jovem fadista Nádia Catarro, acompanhada à guitarra por Jorge Franco e na viola por Aníbal Vinhas.

Para Luís Godinho Gomes, Presidente do Grupo Desportivo do Rio Seco, a realização da 5ª «Festa da Prova dos Vinhos Caseiros» “foi muito positiva pela elevada participação de produtores de vinho, mas também pela qualidade e diversidade dos vinhos apresentados a concurso. Isto prova que nos concelhos de Castro Marim e Vila Real de Santo produzimos dos melhores vinhos da região, sendo um incentivo para continuarmos a apurar a qualidade dos nossos néctares frutados. Gostaria ainda, de deixar uma palavra de agradecimento à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia de Castro Marim, pelo apoio concedido e por acreditarem na qualidade dos nossos vinhos”.

Por seu turno, o vereador Nuno Pereira da Câmara Municipal de Castro Marim congratulou-se pela magnífica realização do Grupo Desportivo do Rio Seco, tendo realçado a importância da «Festa da Prova dos Vinhos Caseiros» para uma melhoria da qualidade dos nossos vinhos, mas também pelo aparecimento de novas castas que vão, decerto, enriquecer e valorizar a produção vinícola na região Algarvia.

Por: Município de Castro Marim

Categories: Castro Marim

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.