Albufeira

“Conhecer e Valorizar” passou por Paderne (com 24 fotos)

A iniciativa “Conhecer e Valorizar” levou os formandos a conhecer os principais pontos de interesse turístico da freguesia de Paderne. A 2.ª edição do programa de formação, destinada a motoristas de turismo e de táxi do concelho de Albufeira, vai continuar até ao próximo dia 10 de março.

Durante a manhã de terça-feira, 25 de fevereiro, os participantes do programa de formação “Conhecer e Valorizar” visitaram a freguesia de Paderne, onde ficaram a conhecer a história de alguns dos principais pontos de interesse turístico da aldeia do barrocal algarvio.

O passeio incluiu uma visita guiada ao Castelo de Paderne, Azenha e Fonte, realizada pela técnica superior de Museologia da Câmara Municipal de Albufeira, Patrícia Batista. O grupo seguiu depois para a Igreja Matriz de Paderne e para a Ermida de Nossa Senhora do Pé da Cruz, onde assistiu a uma explicação histórica e religiosa a cargo do secretário do Centro Paroquial de Paderne, Alberto Santos.

O programa incluiu ainda uma visita ao Museu do Acordeão, igualmente em Paderne.

Já de regresso a Albufeira, houve ainda lugar a uma paragem em Ferreiras para visita à Igreja de S. José e à oficina do abegão João Teodoro da Silva, construtor de carroças tradicionais algarvias, segundo o qual “esta profissão foi aprendida com o meu pai mas para além do meu pai já aprendi mais com outros que sabiam mais do que ele. O meu pai só trabalhava com a madeira e outros senhores trabalhavam com o ferro e eu hoje faço tudo, embora seja uma profissão muito complicada mas eu tinha força e gostava e ainda hoje gosto”, agradecendo “a todos os que têm acarinhado, sobretudo aqui à minha companheira, a maior que eu tive e continuo a ter”.

Esta foi mais uma sessão de formação inserida na 2.ª edição do programa “Conhecer e Valorizar”, este ano destinado a motoristas de táxi e de turismo, com o objetivo de melhorar os seus conhecimentos ao nível da oferta cultural, patrimonial e turística do concelho de Albufeira.

Recorde-se que esta segunda edição arrancou no passado dia 11 de fevereiro com uma apresentação na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, onde o formador José Caetano, da Escola de Hotelaria, falou sobre animação, promoção e informação turística, órgãos locais e nacionais de turismo, entre outros temas. Esta primeira sessão incluiu, ainda, uma visita às instalações da Biblioteca Municipal e ao Hospital Particular de Albufeira.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Autarquia de Albufeira, a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e a Albucoop – Cooperativa de Táxis de Albufeira.

Texto: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve c/CMA

Fotos: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Albufeira, Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.