Castro Marim

O rastreio e os cuidados a ter com a diabetes mellitus

No âmbito do ciclo de debates e palestras que a Câmara Municipal de Castro Marim está a organizar, desde o mês de janeiro, na passada quarta-feira, decorreu, no auditório da Biblioteca Municipal, uma palestra dedicada à diabetes, que teve como orador convidado o Presidente da Associação para o Estudo da Diabetes Mellitus e Apoio ao Diabético no Algarve (AEDMADA), o Dr. Eurico Gomes.

palestra_diabetes

A anteceder a palestra houve um rastreio à diabetes, monitorizado por profissionais de saúde da AEDMADA, o qual teve grande acolhimento junto da população que, deste modo profilático, pôde conhecer os valores da glicemia.

O médico Eurico Gomes felicitou a Câmara Municipal pela iniciativa e por estar preocupada com a qualidade de vida e a saúde, em especial a diabetes, dos seus munícipes, recordando que esta é uma das doenças mais mortíferas e que atinge 500 mil portugueses.

Numa leitura cuidada e tecnicamente perfeita, o presidente da AEDMADA fez a caracterização da doença para afirmar que esta é a mais antiga que se conhece, estando intimamente ligada aos hábitos de vida dos cidadãos e que o seu combate passa em larga medida pelos rastreios, que devem ser realizados precocemente, evitando, assim, as complicações decorrentes da patologia.

No decurso da palestra, o Dr. Eurico Gomes deu informações e conselhos muito úteis de como lidar e controlar a diabetes, uma doença que é factor de risco para o AVC e o enfarte do miocárdio, sendo o Algarve a região do país onde ocorre o maior número de amputações dos membros inferiores e que regista um universo de 30 mil diabéticos.

Por seu turno, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Francisco Amaral, mostrou-se satisfeito pela adesão dos castromarinenses a esta iniciativa, falou da importância em sensibilizar as pessoas para uma doença que mata silenciosamente e da importância de saber lidar com a mesma, questionando, “se nós podemos viver com qualidade até aos 90 anos de idade, porque havemos de viver até aos 60 sem qualidade?”, assegurou.

Por: Município de Castro Marim

Categories: Castro Marim

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.