Desporto

VELA | ANGuadiana Campeã Regional de Team Racing Optimist

A Associação Naval do Guadiana sagrou-se campeã regional Sul de Team Racing em Optimist. A equipa 1 do clube de Vila Real de Santo António venceu o campeonato disputado em Portimão, durante o fim-de-semana 26 e 27 de Abril, organizado pelo Clube Naval de Portimão e pela Associação Regional de Vela do Sul.

Team Racing Optimist

Team Racing Optimist

Duas semanas depois de se sagrar individualmente campeã nacional juvenil de Vela, Daniela Miranda ajudou a ANGuadiana a suceder ao Clube de Vela de Lagos na conquista do título regional Sul de Team Racing em Optimist. O campeonato em 2013 também se disputou em Portimão e foi ganho por uma equipa lacobrigense. Tal como no ano passado também este ano uma equipa algarvia conseguiu impor-se aos jovens velejadores espanhóis do Real Clube Marítimo Y Ténis de Punta Umbria, muito mais experientes em Team Racing.

As regatas de Team Racing são diferentes das habituais regatas de frota, onde cada velejador tem o único objectivo de ser o primeiro a ‘cortar’ a linha de chegada. O Team Racing é uma modalidade de equipa com regatas curtas e em formato de duelo entre duas equipas. Os elementos de cada equipa são obrigados a um trabalho táctico elaborado, tentando dificultar as manobras dos adversários e ao mesmo tempo favorecer a evolução e recuperação dos colegas de equipa.

O Team Racing é uma modalidade na qual a Federação Portuguesa de Vela está muito empenhada, principalmente, por ser disputada em regatas de grande intensidade e proximidade com terra, o que favorece o espectáculo e a visibilidade dos patrocínios.

Resultados Campeonato Regional Sul Team Racing Optimist – Portimão

1.º Associação Naval do Guadiana 1
2.º Real Club Marítimo y Ténis de Punta Umbria
3.º Clube Náutico de Tavira 1
4.º Clube Náutico de Portimão 1
5.º Clube de Vela de Lagos 1
6.º Associação Naval do Guadiana 2
7.º Associação Naval do Guadiana 3
8.º Clube de Vela de Lagos 2
9.º Clube Náutico de Portimão 2

Fonte: Paulo Marcelino / Swell-Algarve

Categorias:Desporto, VRSA

PlanetAlgarve