Desporto

VELA | André Serra no Pódio Ibérico de Optimist

André Serra concluiu na 3.ª posição da classificação geral o Campeonato Ibérico da Classe Optimist (VII Granitos Ibéricos 2014), disputado em Vigo, entre os dias 25 a 27 de Abril. O jovem velejador português, duas vezes vice-campeão juvenil de Portugal (2013 e 2014) representou o Clube Naval de Cascais, mas até há poucos meses era atleta do Clube de Vela de Lagos, clube pelo qual conquistou o título de vice-campeão juvenil em 2013. O Ginásio Clube Naval de Faro também participou na prova e colocou dois velejadores no Top 10 Ibérico.

André Serra, bi-vice-campeão nacional juvenil e terceiro melhor ibérico em Optimist

André Serra, bi-vice-campeão nacional juvenil e terceiro melhor ibérico em Optimist

Duas semanas depois de ter conquistado o 2.º lugar no Campeonato de Portugal de Juvenis 2014, disputado em Portimão, André Serra foi a Vigo discutir o título de campeão Ibérico de Optimist. Não ganhou por muito pouco e foi o melhor português em prova. Entre perto de 170 atletas presentes, André Serra subiu ao pódio após terminar no 3.º posto da classificação geral, em igualdade de pontos com o 2.º classificado e a escassos 3 pontos do vencedor da prova. Sublinhe-se que o primeiro e o segundo classificados são atletas locais, do Real Club Náutico de Vigo, respectivamente, Jaime Pascula e Maria Barreras.

O Ginásio Clube Naval de Faro (GCNFaro) também esteve presente com 7 velejadores no Campeonato Ibérico da Classe Optimist. Dois atletas de Faro terminaram o campeonato no Top 10: Afonso Rodrigues (6.º) e Martim Sancho (8.º). O resultado podia ter sido histórico, mas Afonso foi desclassificado por largada adiantada numa regata que terminou em 3.º lugar. O velejador de Faro tinha dois 1.ºs, dois 3.ºs e um 13.º que não pôde descartar e substituir pelo 3.º lugar. Se não tivesse sido desclassificado nessa regata, Afonso Rodrigues podia ter conquistado o título ibérico.

Resultados algarvios no Campeonato Ibérico da Classe Optimist 2014
3.º André Serra (CNCascais) ***
6.º Afonso Rodrigues (GCNFaro)
8.º Martim Sancho (GCNFaro)

32.º João Barques (GCNFaro)

44.º Cristóvão Gonçalves (GCNFaro)

60.º André Granadeiro (GCNFaro)

64.º Tomé Dutra (GCNFaro)

78.º Inês Carriço (GCNFaro)

*** André Serra surge integrado na lista dos resultados algarvios porque, apesar de ser agora atleta de um clube da Grande Lisboa, fez toda a sua formação, iniciou a carreira e ganhou os primeiros títulos no Algarve, de onde ‘emigrou’ há poucos meses

Por: Paulo Marcelino / Swell-Algarve

Categories: Desporto, Lagos

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.