Loulé

Assembleia Municipal de Loulé aprova proposta para atribuir nome de Kumba Yalá a artéria da cidade

A proposta para atribuição do nome de Kumba Yalá a uma rua da cidade de Loulé foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Municipal de Loulé, na passada quarta-feira, 30 de abril.

Kumba Yalá - foto Mira

Kumba Yalá – foto Mira

Segundo o documento apresentado pela Bancada Socialista, “a forte ligação a Loulé” do antigo líder da Guiné Bissau, “onde viveu e fez grandes amizades ao ponto de se considerar ‘um louletano, de coração, para sempre’” é a principal razão desta proposta.

Por outro lado, os deputados salientam a “notável carreira pública, onde alcançou pela via democrática o mais alto cargo da nação guineense – Presidente da República” e consideram ser “uma honra para Loulé a associação do seu nome à esta terra”, perpetuada através da integração na toponímia local.

Nascido na Guiné-Bissau, a 15 de março de 1953, Kumba Yalá veio muito jovem para Loulé, onde estudou, trabalhou e praticou desporto. Graças à sua “simpatia, espírito afável e bom relacionamento” aqui fez muitas amizades que perduraram ao longo de toda a sua vida. O seu gosto pelo desporto, e em particular pelo futebol, levou-o a ser jogador do Louletano Desportos Clube.

 “Muito inteligente e com uma forte e determinada vontade de aperfeiçoar os seus conhecimentos”, fez os seus estudos universitários em Lisboa onde se licenciou em Filosofia e Teologia.

Regressou ao seu País, tendo sido fundador e líder, em 1992, do Partido de Renovação Social (PRS). Em 17 de fevereiro de 2000, através de eleições livres e democráticas, tornou-se Presidente da República da Guiné-Bissau, cargo que desempenhou durante três anos, tendo sido deposto por um golpe militar a 14 de fevereiro de 2014. O seu mandato ficou caracterizado pelo seu profundo sentido democrático, de diálogo, tolerância e de reconciliação nacional. Enquanto político norteou sempre a sua vida pelos valores da Paz, da Liberdade e da Democracia.

Faleceu prematuramente de doença súbita, no passado dia 4 de abril, aos 61 anos de idade.

Por: Município de Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.