Loulé

WALKING FESTIVAL AMEIXIAL | 2.º Festival de Caminhadas do Algarve com mais de 200 pessoas

Foi em espírito de festa que se comemorou o término da segunda edição do Festival de Caminhadas do Ameixial, com a promessa de regressar para o próximo ano a esta pequena e simpática aldeia da serra do Caldeirão.

O Festival acolheu mais de 200 participantes, nacionais e estrangeiros, e também jornalistas internacionais da imprensa especializada que vieram através de uma iniciativa da ATA (Associação de Turismo do Algarve).

Os amantes das caminhadas puderam usufruir de três dias intensos de natureza, convívio e contacto com a população, património e cultura serrana. O evento incluiu a realização de treze caminhadas de reconhecimento dos valores naturais e culturais da zona, duas atividades de trail running, uma visita guiada à exposição “Quem nos escreve desde a Serra”, três workshops técnicos, um workshop para crianças, um peddy-paper para famílias, uma tertúlia sobre a história das caminhadas no Algarve e um baile dançante.

No último dia, o vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé e o presidente da Junta de Freguesia do Ameixial, inauguraram o “AMA Ameixial”, um Abrigo de Montanha que se constitui como um polo fundamental para a dinamização de atividades de natureza nesta região, uma vez que disponibiliza aos praticantes de caminhadas, de BTT e apreciadores da natureza, um espaço de alojamento devidamente equipado, com quartos em regime de camarata, cozinha, wc, com capacidade para acolher até a um máximo de 16 pessoas.

Além dos três dias de animação que trouxe a esta pequena localidade do interior, na fronteira com o Alentejo, o segundo Festival de Caminhadas do Algarve teve também um importante impacto económico na aldeia, nomeadamente junto dos cafés, que foram incansáveis a servir pequenos-almoços, merendas, almoços, lanches e jantares aos caminhantes e à organização, o que em termos de receitas perfez um valor superior a 1500 euros.

O promotor desta iniciativa foi a Câmara Municipal de Loulé, a organização esteve a cargo da ProActiveTur, Lda e do Projeto Estela. Contou com o Apoio da Junta de Freguesia do Ameixial, do Projeto TASA, do Projeto Querença, do Clube Ameixialense e da Direção-Geral do Património Cultural.

Por: Município de Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.