Nacional

INE confirma os piores resultados de sempre: Restauração perde em média 315,5 postos de trabalho por dia, em seis meses

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou, na passada sexta-feira, que o setor da Restauração, nunca empregou tão poucos postos de trabalho como no primeiro trimestre de 2014.

grafico

Uma vez mais, a AHRESP não gostaria de ter razão, mas os números são por demais evidentes, relatando uma realidade, que parece escapar ao Governo.

Nos setores da Hotelaria e Restauração e Bebidas, registavam-se 257,4 mil postos de trabalho, no primeiro trimestre de 2014, menos 12.800 postos de trabalho (-4,7%), face ao período homólogo. A diferença ainda é maior, relativamente ao trimestre anterior, registando uma perda de 37.200 postos de trabalho (-12,6%).
No semestre acumulado de outubro de 2013 a março de 2014, perderam-se 56.800 postos de trabalho, um aumento de 100% (o dobro), em relação ao período homologo, ou sejam 315,5 postos de trabalho por dia!!!

Infelizmente, esta é a realidade que as empresas associadas da AHRESP sentem na pele. Encerramentos e despedimentos diários, tesourarias esgotadas, dívidas sobre dívidas, bens hipotecados, empresários desesperados, que não têm a quem recorrer.

Desde 2011, que a AHRESP alerta o Governo e a Opinião Pública com dados, com estudos, com iniciativas várias, destacando a problemática do IVA, e quão absurda e nefasta esta Taxa tem sido, para este setor estratégico para a economia portuguesa.

Continuamos sem entender esta indesculpável teimosia governativa perante as evidências?

Porém, a AHRESP não se demove dos seus propósitos, e tem neste momento a decorrer uma Petição, que com certeza arrecadará mais assinaturas que a anterior. Paralelamente, em todo o país, de Norte a Sul, do Litoral ao Interior, no próximo dia 16, pelas 13h, será feito um Brinde para a Reposição do IVA nos 13%. Os clientes (que pagam o IVA), os empresários e os trabalhadores unidos, apelarão, mais uma vez, à razão do governo, alertando que não conseguiremos aguentar até ao final deste ano.

Acreditando que TODOS querem um melhor futuro para Portugal, continuamos a acreditar que a reposição do IVA será feita, JÁ.

Por: AHRESP

Categories: Nacional

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.