Loulé

CAFÉ CALCINHA | ‘Propaganda’ para confundir ou não há democracia em Loulé?

O Partido Socialista em Loulé volta a mostrar mais uma vez que convive mal com a democracia que tanto apregoa e que tão pouco respeita quando não lhe é conveniente. Os tiques de autoritarismo, menosprezo pelos órgãos democraticamente eleitos e os exercícios de manipulação da verdade tornaram-se, nestes primeiros meses, uma imagem de marca do atual executivo municipal.

psd_loule

Numa tentativa de pressionar e condicionar o sentido de voto dos deputados social-democratas eleitos para a Assembleia Municipal, na decisão sobre a compra do Café Calcinha, em Loulé, e ainda antes de qualquer tomada de posição do PSD sobre a matéria, a Comissão Política do PS/Loulé emite uma nota de imprensa a dar conta da suposta posição do PSD. E reiteramos a expressão “suposta”, porquanto o PSD/Loulé não tinha emitido qualquer posição oficial acerca desta matéria. Para além disso, a votação dos eleitos locais, nos órgãos próprios, ainda não tinha acontecido e, não menos importante, os documentos apresentados pelo executivo socialista possuíam omissões e distorções que exigiam o seu cabal esclarecimento ou não estivesse em causa a boa gestão do erário municipal.

A este propósito, é necessário esclarecer os munícipes que o valor da compra apresentado é superior ao valor da avaliação pedida pelo próprio executivo e que o Café Calcinha carece urgentemente de obras, independentemente da finalidade que se pretenda dar ao referido espaço, o que também obrigava a que os serviços municipais tivessem efetuado o respetivo caderno de encargos da intervenção a efetuar no imóvel, de modo a que todos possamos perceber qual o custo total em que importa essa iniciativa. Por outro lado, mas não menos importante, é necessário que se saiba, à priori, se o espaço irá manter a sua finalidade atual e em que moldes irá ser efetuada a sua concessão.

Estas foram algumas das questões colocadas pelo PSD/LOULÉ ao atual executivo socialista, sem nunca colocar em causa a oportunidade de se avançar para a aquisição do Café Calcinha, mas tão somente procurando tornar este processo transparente e objetivo, postura que no entender do PS estava “…a criar dificuldades para a aquisição daquele espaço”.

O PSD/Loulé aproveita ainda para reiterar e reconhecer a importância do Café Calcinha para a história do Concelho, café que foi classificado de Interesse Público Municipal por iniciativa do Partido Social Democrata, mas não pode porém deixar de assinalar que a concretização desta aquisição, sem que à mesma esteja subjacente uma política cultural séria e transparente, é susceptível de conduzir a que, em face deste precedente, fique aberta a porta à aquisição de outros cafés ou estabelecimentos comerciais do Concelho, que estejam a passar por idênticas dificuldades e que, por qualquer razão, estejam também ligados à memória coletiva da nossa comunidade.

Nesse sentido, o PSD/Loulé considera que importa primeiro estabelecer quais os critérios a que o executivo da Câmara Municipal, qualquer que ele seja, deverá obedecer antes de avançar para esse tipo de aquisições, ao invés de se avançar para o processo de aquisição e à posteriori encontrar a sua justificação.

A terminar, o PSD/Loulé considera que não é aceitável que o partido socialista distorça a verdade sobre os dinheiros públicos gastos pelo anterior executivo, apresentando versões sem que existam factos que as suportem, esquecendo-se que em matéria de preservação do património municipal o PS não tem moral para dar lições ao PSD, sendo que dessa postura podem os munícipes, que diariamente passam pela antiga Casa dos Pescadores de Quarteira, atual Centro Autárquico de Quarteira, ou que usufruem dos espetáculos que têm lugar no Cine Teatro Louletano, dar conta.

A postura revelada pelo PS nesta matéria leva-nos a questionar se esta é mais uma tentativa de “propaganda” para enganar e confundir os munícipes do concelho ou se, ao invés, o PS continua a lidar mal com o normal funcionamento (democrático) dos diferentes órgãos do poder local?

Por: PSD Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.