AGENDA

Autarquia de Lagoa e IEFP promovem Cursos de Competências Básicas e de Português para Imigrantes

No âmbito da cooperação entre a Câmara Municipal de Lagoa (CML) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), terão início no final do mês do maio dois cursos de formação, sendo um de Competências Básicas e outro de Português, destinados a cidadãos que falem outros idiomas, porquanto tem sido dos destinos mais procurados pelos imigrantes, nomeadamente do Brasil e dos antigos países da Europa do Leste.

LAGOA - Edifício dos Paços do Concelho

LAGOA – Edifício dos Paços do Concelho

A forma como têm sido acolhidos mereceu que à Câmara de Lagoa tivesse sido atribuído, em 2007, o Certificado “Mapa de Boas Práticas de Acolhimento e Integração de Imigrantes em Portugal”, subscrito pela Missão da Organização Internacional das Migrações, Alto-Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural e Fundação Luso-Americana para e Desenvolvimento, distinção que corrobora a abertura de um curso de formação em língua portuguesa, em articulação com o IEFP. Este curso de Português para falantes de outras línguas, destina-se a todos os cidadãos imigrantes adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, ativos empregados ou desempregados, detentores dos títulos de permanência e residência legalmente instituídos para o efeito.

Paralelamente, os cidadãos vão poder participar ativamente no curso de Competências Básicas, que tem como objetivo a aquisição, por parte dos adultos, de competências básicas de leitura, escrita, cálculo e uso de tecnologias de informação e comunicação. Destina-se a todos os indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos, sem escolaridade ou com escolaridade inferior ao 4.º ano e a indivíduos com o 4.º ano que não possuam estas capacidades.

Os utentes interessados devem inscrever-se nos Centros de Emprego e Formação Profissional do Barlavento em Portimão ou nas instalações da Câmara Municipal de Lagoa, na Unidade de Ação Social e Saúde, onde funciona o Gabinete de Inserção Profissional (GIP de Lagoa).

O GIP de Lagoa dispõe de atendimento presencial, que se realiza às 4,ªs e 5.ªs feiras durante todo o dia, para o que é necessário efetuar marcação, que pode ser pessoalmente, pela Linha Verde 800 272 475 ou através do correio eletrónico gip.lagoa@cm-lagoa.pt.

Por: Município de Lagoa

Categories: AGENDA, Lagoa

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.