Albufeira

Albufeira valoriza património local com “Fundamentos e História do Património”

O Município de Albufeira realizou no dia 13 de maio de 2014, um Workshop na Biblioteca Lídia Jorge, que contou com a presença de representantes das áreas do turismo, ensino, arquitetura, engenharia e cultura. Diversos técnicos da Autarquia, afetos ao Museu Municipal de Arqueologia e ao Gabinete de Reabilitação Urbana (GRUA) abordaram temas relacionados com a história, cultura, património arquitetónico e paisagístico do concelho.

Perto de meia centena de pessoas assistiram ao workshop “Fundamentos e História do Património”, que decorreu no passado dia 13 de maio, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira.

Técnicos do Município de Albufeira de diferentes áreas de formação uniram esforços e conhecimentos para promover o património cultural e natural existente no concelho com o objetivo de incentivar o público à sua fruição. “Atualmente o património é natural, cultural, material e imaterial, sendo uma reestruturação dos valores consolidados pela tradição. Por isso, é de extrema importância zelarmos pela preservação desta herança do passado e procurarmos transmiti-la às gerações vindouras”, frisou o presidente da Autarquia, Carlos Silva e Sousa.

Durante o workshop foram abordados diversos temas, com destaque para a realização de uma retrospetiva histórica acerca do património construído no concelho ao longo dos séculos, que incluiu uma abordagem do Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira. O segundo painel versou sobre a evolução do conceito de Património e do Património Arquitetónico concelhio e, a encerrar os trabalhos, foi analisada a definição da Paisagem segundo o Concelho da Europa e discutir várias questões, nomeadamente o Homem na Paisagem, Unidades de Paisagem a Nível regional e à escala do concelho.

“Se não valorizarmos e dermos a conhecer o nosso património, estamos a desvalorizar a nossa própria existência. Com esta iniciativa podemos concluir que o Património somos nós, é tudo aquilo que construímos, que criamos e que deixamos no futuro para os nossos filhos”, concluiu a vereadora da Cultura da Câmara de Albufeira, Marlene Silva.

Por: Município de Albufeira

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.