AGENDA

ALGARVE BEER FEST – Culto da Cerveja Artesanal em Albufeira com 40 marcas de 10 países | 26 a 29 de junho

A antiga Praça do Peixe, no Cais Herculano, serviu de palco à apresentação do “Algarve Beer Fest”, um festival de cerveja artesanal, que se realiza entre os dias 26 e 29 de junho. A iniciativa é promovida pela Autarquia que pretende fazer deste, um dos grandes momentos do verão no Algarve.

A cidade de Albufeira prepara-se para receber o Algarve Beer Fest, um Festival onde a cerveja é a rainha e que conta com a presença de mais de 40 marcas de cerveja artesanal, de dez países (Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda, Alemanha, Grécia, Inglaterra, República Checa, Escócia e Estados Unidos). A iniciativa vai decorrer de 26 a 29 de junho, na Praça dos Pescadores.

O evento foi apresentado na passada sexta-feira, no Cais Herculano, junto à praia dos Pescadores. Houve animação musical com o grupo de street Jaz “Al-Fanfare”, que recriou um ambiente ao estilo New Orleans, e degustação da cerveja artesanal minhota “Letra”, uma marca que apesar de recente já soma pontos no mercado nacional.

Paulo Dias, Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara e coordenador do evento, começou por explicar que não se trata de um Festival de Cerveja nos moldes tradicionais (cerveja industrial de grandes marcas) e que pretende acima de tudo fazer deste, um dos grandes momentos de verão. “O objetivo é trazer para Albufeira e para o sul de Portugal o culto da cerveja artesanal que é produzida com métodos totalmente diferentes, proporcionando um evento que constituirá uma referência no verão algarvio, num local de grande beleza natural” acrescentando ainda que “vamos ter aqui 40 marcas, entre as quais estão representados quase todos os produtores portugueses”. A ideia é promover o consumo moderado, ao mesmo tempo que se cruzam outros aspetos; como a animação de cunho local e a gastronomia, chamando ao evento grupos musicais da região e associações locais com espaços temáticos adequados ao consumo da cerveja artesanal.

Para além da animação, o Beer Fest irá contar também com a realização de workshops para aprender a fazer cerveja em casa e de showcookings que liguem a gastronomia à cerveja artesanal.

O Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, congratulou a empresa Letra, que apresentou quatro cervejas para degustação, tendo saudado os sócios como jovens empresários que arriscaram num negócio inovador. “Espero que a vossa empresa seja um exemplo em termos de empreendedorismo. Albufeira é reconhecida mundialmente como um dos principais destinos turísticos e um lugar excelente para quem aposta nesta área vir mostrar os seus produtos. Se o evento tiver sucesso, fica, desde já, a promessa de que o iremos repetir no próximo ano”, disse. O autarca salientou que esta é uma cidade de diversão e que é importante saber diversificar os eventos. “É importante aliar a boa comida a boas bebidas, mostrar o profissionalismo dos nossos Chefes, retomar a dieta mediterrânica e o que temos de melhor na nossa gastronomia, sobretudo o peixe e os mariscos combinados com um produto artesanal, como é o caso desta cerveja”. O autarca destacou que apesar de ser importante ter animação durante a época balnear “Albufeira é boa todo o ano, por isso no próximo ano vamos antecipar o evento para o final de maio ou princípio de junho para que funcione como chamariz fora da época alta”.

Francisco Pereira, um dos sócios da Letra disse que o consumo de cerveja artesanal é um fenómeno a nível europeu há muito tempo, mas em Portugal a sua produção começou apenas há quatro anos, existindo já 80 marcas deste tipo de cerveja no nosso país.

A cerveja Letra surgiu em 2010, quando dois colegas da Universidade do Minho começaram a pensar numa cerveja artesanal, “made in Minho”. Quatro anos depois o sonho torna-se realidade e a Letra é lançada em Outubro. Hoje a empresa tem capacidade para até 7 mil litros de cerveja por mês e vai apostar na exportação. A fábrica está localizada em Vila Verde e, a partir de junho, abre portas a quem queira visitá-la e degustar esta cerveja artesanal.

O Beer Fest voltou a estar em destaque durante o fim de semana, com nova ação de divulgação e degustação de cerveja no Mercado Municipal dos Caliços.

Por: Município de Albufeira

Categories: AGENDA, Albufeira, Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.