Loulé

JSD/Loulé – Eleições Europeias, Mendes Bota em almoço/debate com jovens

No passado dia 17 de Maio de 2014, representantes da Comissão Política Concelhia da JSD/Loulé e do Núcleo Residencial da JSD/Quarteira, estiveram presentes na capital algarvia para um almoço/debate com jovens, inserido na candidatura do Dr. Mendes Bota a deputado ao Parlamento Europeu. Esta ação tinha como principais objetivos levantar questões relativamente às problemáticas dos jovens face à Europa e o seu respetivo esclarecimento por parte do candidato.

foto

O almoço foi marcado por diversas intervenções, nomeadamente, da Presidente da Concelhia da JSD/Loulé, Irina Martins, expondo acerca da integração europeia e quais os novos e futuros desafios para o projeto europeu, dando ênfase à questão do alargamento e focando como exemplo o conturbado processo que decorre na Ucrânia.

Por sua vez, o vice-presidente da mesma estrutura, João Carlos Santos, questionou acerca da aplicação de legislação europeia, incidindo nas questões dos meios de socorro e salvamento adequados ao decorrer da atividade da pesca.

Por último, João Leitão, militante da concelhia louletana, levantou ao candidato uma questão relativa à sua visão da Europa no futuro.

O candidato esclareceu que, a nível da integração e do alargamento europeu, o caráter repentino do mesmo prejudicou Portugal devido à descida do índice per capita, uma vez que o sistema judicial e económico de certos países aderentes não confluía com os critérios de Copenhaga.

Em relação à situação na Ucrânia, reforçou a necessidade de haver fortes acordos comerciais e políticos, uma vez que a adesão levanta sérios riscos. O Alargamento deverá continuar mas com cautela.

Relativamente à questão da aplicação dos meios de socorro e salvamento, esclareceu que a nova política comum de pescas contempla essa questão e também vem facilitar o acesso de jovens pescadores ao mar, através de apoios no adquirir de embarcações e renovação de motores.

Por fim, salientou a necessidade de uma juventude portuguesa mais europeísta, sem receio de procurar na Europa o seu emprego, uma vez que é altamente qualificada, justificando os apoios cedidos, ao longo de anos, a programas como o ERASMUS, que tem como finalidade a preparação dos jovens licenciados para interagirem no espaço europeu.

Adiantou, ainda, a presença de sinais que caminham para uma maior união dos estados membros, visível nas leis de caráter universal que todos adotam.

Em suma, o almoço foi pautado por diversas intervenções, demonstrando o interesse e curiosidade dos jovens face ao candidato algarvio e às questões da Europa. Todavia, há que frisar a manifesta importância de possuir, no Parlamento Europeu, um eurodeputado como o Dr. Mendes Bota, conhecedor e defensor da nossa região desde a primeira hora. Por estas razões, vamos todos eleger o Dr. José Mendes Bota, candidato da Coligação “Aliança Portugal”, às Eleições Europeias de 25 de maio de 2014.

Por: A Comissão Política Concelhia da JSD/Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.