Loulé

Seruca Emídio recebe Prémio Prestígio na XI Gala de Homenagem aos Bombeiros

A homenagem aos oito bombeiros falecidos no combate aos incêndios florestais e ao presidente da junta de Queirã, no Verão de 2013, foram o ponto alto da XI Gala dos Bombeiros de Portugal promovida pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais no passado sábado (24 de maio), no cinema São Jorge.

Nesta cerimónia, marcaram presença familiares, amigos e responsáveis pelas corporações onde pertenciam os bombeiros homenageados, e aos quais foram entregues os prémios prestígio a título póstumo.

“Foi um ano negro, nunca morreu um número tão elevado de bombeiros no terreno, durante as operações”, lamentou o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, Fernando Curto, considerando que “estas mortes são a prova de que a profissão é de alto risco”.

Nesta homenagem, foi entregue o galardão Prémio Prestígio ao ex-comandante do RSB, Major Carlos Monteiro, ao ex-Comandante do RSB, Coronel Joaquim Leitão, aos presidentes das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Condeixa e de Guimarães (respectivamente Daniel Costa e Luís de Oliveira), ao ex-presidente da Câmara Municipal de Loulé, Sebastião Seruca Emídio, a ex-directora nacional de bombeiros, Susana Silva, ao ex-secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo d’Ávila, aos jornalista Hugo Franco (Jornal Expresso) Rui Araújo (TVI) e ao Portal Bombeiros para Sempre.

A XI Gala de Homenagem aos Bombeiros Portugueses contou com as actuações graciosas de Melão, Quórum Ballet, Casino Royal, Banda do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa, Orfeão dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, Isabel Damatta e Octávio de Matos, Filipe Pinto e Owan. A apresentação esteve a cargo de Nuno Graciano e Carina Caldeira.

LISTA DOS PRÉMIOS PRESTÍGIO 2013

1. Major de Engenharia Carlos Monteiro – Antigo 2.º Comandante do RSB – CML

2. Coronel Joaquim Pereira Leitão – Antigo Comandante do RSB – CML

3. Daniel dos Santos Ramalho da Costa – Presidente de Direção da Associação Humanitária de

Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova

4. Luís Mário Pereira Novais de Oliveira – Presidente de Direção da Associação Humanitária de

Bombeiros Voluntários de Guimarães

5. Sebastião Seruca Emídio – antigo Presidente da Câmara Municipal de Loulé

6. Susana Silva – antiga Diretora Nacional de Bombeiros – ANPC

7. Filipe Lobo d’ Ávila – antigo Secretário de Estado da Administração Interna – Ministério da

Administração Interna

MEDIA

8. Rui Araújo – Jornalista da TVI – Reportagem “Cruel Agosto” emitida a 18/11/2013

9. Hugo Franco – Jornalista do EXPRESSO

10. Site Bombeiros para Sempre

LISTA DOS PRÉMIOS PRESTÍGIO PÓSTUMOS 2013

11. António Nuno Joaquim Ferreira – Bombeiro 1ª Classe – Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro – faleceu com 45 anos, a 04 de agosto de 2013, vítima de queimaduras no âmbito do combate a um incêndio florestal.

12. Pedro Miguel Jesus Rodrigues – Bombeiro 2ª Classe – Bombeiros Voluntários da Covilhã – faleceu com 40 anos, a 15 de Agosto de 2013, vítima de queimaduras no âmbito do combate a um incêndio florestal.

13. Ana Rita Abreu Pereira – Bombeira 2ª Classe – Bombeiros Voluntários de Alcabideche – faleceu com23 anos, a 22 de agosto de 2013, vítima de queimaduras no âmbito do combate a um incêndio florestal.

14. Bernardo Albuquerque de Vasconcelos Figueiredo – Bombeiro 3ª Classe – Bombeiros Voluntários do Estoril – faleceu com 23 anos, a 27 de agosto de 2013, vítima de queimaduras no âmbito do combate a um incêndio florestal.

15. Cátia Pereira Dias – Bombeira 3ª Classe – Bombeiros Voluntários do Carregal do Sal – faleceu com20 anos, a 29 de agosto de 2013, vítima de queimaduras no âmbito do combate a um incêndio florestal.

16. Bernardo Manuel Santos Cardoso – Bombeiro 3ª Classe – Bombeiros Voluntários do Carregal do Sal – faleceu com 19 anos, a 03 de setembro de 2013, vítima de queimaduras no âmbito do combate a um incêndio florestal.

17. Fernando Manuel Sousa Reis – Bombeiro 3ª Classe – Bombeiros Voluntários de Valença – faleceu com 50 anos, a 05 de setembro de 2013, vítima de queimaduras no âmbito do combate a um incêndio florestal.

18. Daniel Alexandre Preto Falcão – Bombeiro 2ª Classe – Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro – faleceu com 25 anos, a 07 de setembro de 2013, vítima de queimaduras no âmbito do combate a um incêndio florestal.

19. Joaquim da Silva Mendes – Presidente da Junta de Freguesia de Queirã – faleceu com 62 anos, a 17 de setembro de 2013, vítima de queimaduras no âmbito do combate a um incêndio florestal.

20. Luís Manuel da Cruz Monteiro – Bombeiro 3ª Classe – Bombeiros Voluntários de Belas – faleceu com40 anos, a 27 de outubro de 2013 durante a preparação de uma ação de instrução.

Por: ANBP / SNBP

Categories: Loulé

1 reply »

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.