AGENDA

Biblioteca Municipal de Albufeira acolhe Exposição “Novos Contadores de Histórias”

De onde nascem as histórias? E depois de nascer, para onde viajam? Na Exposição que começa amanhã no âmbito do projeto “Novos Contadores de Histórias”, as crianças de 15 salas dos Jardins de Infância de Albufeira apresentam o seu “reconto” da história “O Ratinho Marinheiro” de Luísa Ducla Soares. No dia Mundial da Criança e até final de junho traga os seus filhos à Biblioteca Municipal para conhecerem esta história através dos trabalhos de outras crianças.

Luísa Ducla Soares foi a autora escolhida para dar início ao projeto “Novos Contadores de Histórias”, uma iniciativa da Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, destinada às crianças dos Jardins de Infância do Concelho.

A iniciativa, que esteve a decorrer entre outubro de 2013 e março de 2014, culmina com a apresentação de uma exposição com base nos trabalhos realizados pelas crianças dos Jardins de Infância de Vale Carro, Vale Serves, Caliços e Olhos de Água em torno da obra de Luísa Ducla Soares “O Ratinho Marinheiro” e insere-se no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Criança.

A exposição que vai decorrer no setor infantil da Biblioteca Municipal tem abertura marcada para dia 30 de maio e prolonga-se durante todo o mês de junho para possibilitar a visita das crianças de todos os jardins de Infância do Concelho.

Com este projeto o Município pretende promover a leitura e o gosto pelo livro e, simultaneamente dar a conhecer e explorar autores de literatura infantil, apresentando o seu percurso literário de forma lúdica. Entre os objetivos específicos estão: desenvolver competências ao nível da linguagem oral e escrita, promover a criatividade através da exploração do imaginário infantil, desenvolver diferentes formas de expressão, o vocabulário e o discurso oral e promover o contacto com diferentes materiais de várias áreas de expressão, nomeadamente a dramatização, desenho e ilustração, música, entre outras.

Depois de apresentar o autor e a sua obra, analisando os vários elementos da história (personagens, cenários, ilustrações e mensagem os pequeninos são convidados a “recontar” a história através das diferentes expressões. A exposição que começa amanhã foi uma das formas encontradas para revelar o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto.

Por: Município de Albufeira

Categories: AGENDA, Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.