Albufeira

Albufeira e Sal reforçam amizade na celebração dos 17 anos de Acordo de Geminação

Carlos Silva e Sousa e Jorge Figueiredo, presidentes das Autarquias de Albufeira e do Sal (Cabo Verde), voltaram a reforçar os laços de amizade e de cooperação que unem os dois municípios há 17 anos. A comitiva salense foi recebida nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara de Albufeira, num encontro de amizade que se tem pautado por um intenso dinamismo com acordos de intercâmbio ambiental, desportivo, cultural, educativo e de infraestruturas.

No âmbito da geminação entre Albufeira e a cidade do Sal, Carlos Silva e Sousa recebeu ontem de manhã, nos Paços do Concelho, uma delegação daquele município cabo-verdiano, composta por Jorge Figueiredo, presidente da Câmara Municipal da Ilha do Sal, e pela vereadora da Juventude, Relações Públicas e Internacionais, Lucete Santos.

A visita cumpriu os objetivos há muito traçados de reforço da geminação e dos laços de amizade existentes entre os dois municípios, mas serviu também para encontrar novas formas de cooperação. “Pretendemos reativar o protocolo que nos une a Sal há quase duas décadas e colocar algumas questões em agenda para que possamos continuar a aproximar estas duas culturas”, afirmou Carlos Silva e Sousa.

Após a receção de boas-vindas nos Paços do Concelho de Albufeira, a delegação do Sal deslocou-se ao centro histórico da cidade, onde visitou o Museu Municipal de Arqueologia, a Capela da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e as instalações do antigo hospital da cidade, que está a ser alvo de uma intervenção com vista à criação de um polo de formação.

No decurso da visita, Jorge Figueiredo fez questão de frisar que “desde a década de 90 Albufeira e Sal mantêm uma relação muito próxima, pautada por uma parceria bastante dinâmica que nos apraz”. O autarca do Sal salientou ainda que esse relacionamento “não é apenas de protocolo, mas de amizade entre os povos”, tendo já atravessado diversos executivos.

Recorde-se que os Municípios de Albufeira e Sal estão geminados por Acordo de Cooperação desde 26 de setembro de 1997. No âmbito deste Acordo, foram estabelecidos diversos protocolos. Salienta-se a este nível, a construção da Ludoteca “Albufeira” na ilha cabo-verdiana, a doação regular de material didático, o apoio no desenvolvimento de equipamentos públicos e sociais, como é o caso da Casa dos Pescadores, na localidade de Palmeira e do Centro Cultural Multiusos, na localidade de Pedra do Lume, destinado a equipamentos para Saúde, Cultura e Lazer. A Autarquia de Albufeira doou ainda materiais para Saneamento e Recolha de Resíduos Sólidos e estabeleceu um Protocolo de Cooperação com a Fundação para o Desenvolvimento da Universidade do Algarve e a Câmara do Sal, com vista à atribuição de bolsas de estudo aos alunos de Sal (Bacharelato, Licenciatura, Mestrado e Doutoramento), em que são suportadas anualmente diversas Bolsas de Estudo para aqueles alunos.

Por: Município de Albufeira

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.