Quarteira

Santos Populares de Quarteira 2014 | Marcha da Rua Gago Coutinho (39 fotos)

Nesta quinta feira, dia 12 de junho, a cidade de Quarteira engalanou-se para receber a primeira noite de Marchas Populares, um dos mais belos e deslumbrantes espetáculos da região do Algarve. As Marchas Populares de Quarteira voltam a desfilar nos dias 23 e 28 de junho. Não falte e deslumbra-se com este fantástico espetáculo.

A juntar aos milhares de residentes, a cidade foi inundada por muitos milhares de visitantes. Cheia como um ovo, Quarteira viu as marchas atuarem e desfilarem ao longo do Calçadão em mais um marco de grande emotividade mas também com a habitual festa de cores, sons, ritmos e sorrisos, muitos sorrisos, estampados não só nos rostos das centenas de marchantes como também nos milhares de rostos nas bancadas e ao longo de todo o Calçadão naquela imensa moldura humana que em cada ano envolve o desfile das marchas.

São oito as marchas que participam no desfile marcado pela cor e sumptuosidade dos trajes e animação dos marchantes. O PlanetAlgarve dedica uma peça para cada marcha. Este artigo é dedicado a outra marcha emblemática da cidade, a Marcha da Rua Gago Coutinho. que traz este ano o tema “Quarteira Rainha do Atlântico”, numa alusão à ligação da comunidade quarteirense ao mar. “Quarteira, cidade em tempos descoberta, feita pérola de um oceano que a banha e lhe dá cor, de manto azul de mar e tapete dourado que lhe confere características inigualáveis no nosso país”.

Nos dias de hoje, as Marchas Populares de Quarteira são um dos maiores cartazes turísticos da região. Um estatuto alcançado graças à dedicação e ao bairrismo dos milhares de pessoas envolvidos nesta iniciativa, desde a organização, marchantes, responsáveis pelas coreografias, arranjos musicais, letras e confeção dos trajes.

Este importante evento turístico, etnográfico e cultural procura este ano, e uma vez mais, ultrapassar os enormes êxitos anteriores. Das bancadas, eram bem audíveis os fortes e vibrantes aplausos, a juntar às longas e sonoras ovações. O imenso público manifestava-se, uma vez mais, extremamente agradado com o deslumbrante espetáculo que se desenrolava perante os seus olhos. O primeiro dia das Marchas Populares de Quarteira resultou, assim, em mais um redundante sucesso.

Para além das marchas, a gastronomia (sardinha assada, caldo verde, febras, pão com chouriço e, é claro, o vinho tinto) e os arraiais constituem toda uma oferta de grande animação a toda a população e aos visitantes durante os Santos Populares.

Os Santos Populares de Quarteira são promovidos e organizados pela Apromar, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira.

O desfile tem entrada livre.

Texto e Fotos: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira

1 reply »

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.