Quarteira

Santos Populares de Quarteira 2014 | Marcha da Rua Vasco da Gama (29 fotos)

Nesta quinta feira, dia 12 de junho, a cidade de Quarteira engalanou-se para receber a primeira noite de Marchas Populares, um dos mais belos e deslumbrantes espetáculos da região do Algarve. As Marchas Populares de Quarteira voltam a desfilar nos dias 23 e 28 de junho. Não falte e deslumbra-se com este fantástico espetáculo.

A juntar aos milhares de residentes, a cidade foi inundada por muitos milhares de visitantes. Cheia como um ovo, Quarteira viu as marchas atuarem e desfilarem ao longo do Calçadão em mais um marco de grande emotividade mas também com a habitual festa de cores, sons, ritmos e sorrisos, muitos sorrisos, estampados não só nos rostos das centenas de marchantes como também nos milhares de rostos nas bancadas e ao longo de todo o Calçadão naquela imensa moldura humana que em cada ano envolve o desfile das marchas.

São oito as marchas que participam no desfile marcado pela cor e sumptuosidade dos trajes e animação dos marchantes. O PlanetAlgarve dedica uma peça para cada marcha. Este artigo é dedicado a outra marcha emblemática da cidade, a Marcha da Rua Vasco da Gama. “O Encontro dos Jardins” é o tema apresentado por esta marcha, dedicado ao amor e à natureza. Este grupo conta com 23 anos de existência.

Nos dias de hoje, as Marchas Populares de Quarteira são um dos maiores cartazes turísticos da região. Um estatuto alcançado graças à dedicação e ao bairrismo dos milhares de pessoas envolvidos nesta iniciativa, desde a organização, marchantes, responsáveis pelas coreografias, arranjos musicais, letras e confeção dos trajes.

Este importante evento turístico, etnográfico e cultural procura este ano, e uma vez mais, ultrapassar os enormes êxitos anteriores. Das bancadas, eram bem audíveis os fortes e vibrantes aplausos, a juntar às longas e sonoras ovações. O imenso público manifestava-se, uma vez mais, extremamente agradado com o deslumbrante espetáculo que se desenrolava perante os seus olhos. O primeiro dia das Marchas Populares de Quarteira resultou, assim, em mais um redundante sucesso.

Para além das marchas, a gastronomia (sardinha assada, caldo verde, febras, pão com chouriço e, é claro, o vinho tinto) e os arraiais constituem toda uma oferta de grande animação a toda a população e aos visitantes durante os Santos Populares.

Os Santos Populares de Quarteira são promovidos e organizados pela Apromar, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira.

O desfile tem entrada livre.

Texto e Fotos: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira

1 reply »

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.