AGENDA

«Prémio Maria Veleda» com candidaturas abertas

O «Prémio Regional Maria Veleda» é uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve, que propõe destacar e reconhecer a atividade cultural de personalidades algarvias, protagonistas de intervenções particularmente relevantes e inovadoras na região.

cartaz

Este prémio constitui-se, também, como o contributo desta Direção Regional ao V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não-Discriminação (2014-2017).

O Prémio enquadra projetos e atividades que se destaquem no âmbito da cidadania e igualdade de género, do combate à exclusão social, do combate à desertificação no interior da região, educação pela arte, valorização do património imaterial (tradições, memórias e identidade), revitalização dos núcleos e edifícios históricos e, ainda, no desenvolvimento de projetos multidisciplinares, multiculturais e projetos em rede.

O júri do concurso integra as seguintes individualidades:

Alexandra Rodrigues Gonçalves – Diretora Regional da DRC Algarve

Ana Paula Amendoeira – Diretora Regional da DRC Alentejo

António Branco – Reitor da UAlg.

Idálio Revez – Jornalista

José Carlos Barros – Arqt.º Paisagista

Lídia Jorge – Escritora

Mirian Nogueira Tavares – Prof.ª Doutora

Natividade Monteiro – Professora e Investigadora

Paulo Cunha – Professor

O período para apresentação de propostas de candidaturas decorre de 20 de junho a 20 de Setembro. O Formulário para apresentação de candidatura e o respetivo Regulamento poderão ser consultados em http://www.cultalg.pt/MariaVeleda

Maria Carolina Frederico Crispim com o pseudónimo de Maria Veleda, natural de Faro (1871-1955), foi professora, jornalista e republicana. Pioneira na luta pela educação das crianças e pelos direitos das mulheres, pelos ideais de justiça, pela liberdade, pela igualdade e pela democracia, as suas intervenções em acontecimentos sociais e toda a sua luta, deram origem a vários trabalhos literários e de intervenção política, como se destacou, igualmente, como sendo uma das mais importantes dirigentes do primeiro movimento feminista português.

Por: CultAlg

Categories: AGENDA, Algarve

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.