Albufeira

Albufeira celebrou Dia Mundial do Ambiente com entrega de prémios a escolas

O Município de Albufeira voltou a assinalar o Dia Mundial do Ambiente com um programa destinado à comunidade escolar, lares e centros de dia do concelho. Houve visionamento de vídeos, teatro, música, mostra de atividades e cerimónia de entrega de prémios aos estabelecimentos de ensino vencedores dos vários concursos que estiveram a decorrer durante o ano.

No dia 5 de junho o Auditório Municipal de Albufeira acolheu as Comemorações do Dia Mundial do Ambiente com a sala completamente lotada de crianças, professores, educadores e auxiliares de educação.

Na sessão de abertura, Carlos Silva e Sousa, que se encontrava acompanhado por elementos da vereação, da Proteção Civil, Bombeiros, Autoridade Marítima e um responsável da Caixa de Crédito Agrícola mostrou-se bastante satisfeito pela adesão da comunidade educativa à iniciativa, tendo referido que “a terra é a nossa casa, por isso temos que cuidar dela!”.

O presidente da Câmara Municipal salientou que o trabalho efetuado pelas escolas em coordenação com a Autarquia e algumas empresas parceiras ao longo do ano é de extrema importância “porque é de pequenino que se deve começar este trabalho de consciencialização para os problemas do meio ambiente e das alterações climáticas e os jovens são o nosso melhor investimento porque eles são o futuro. Temos que efetuar mudanças ao nível das mentalidades para que o amanhã seja diferente, para que todos saibamos preservar e cuidar do nosso planeta”.

Em Albufeira temos uma natureza fantástica, quer no interior do concelho, quer nas nossas praias que são um excelente exemplo de qualidade ambiental, afirmou. “Somos o concelho do país com mais bandeiras azuis (24), mais bandeiras qualidade ouro (19) e ainda temos 13 praias acessíveis; isto é o resultado do enorme esforço da Autarquia a nível da limpeza do areal e qualidade das águas, construção de infraestruturas e equipamentos coletivos, bem como no que respeita à eliminação de barreiras arquitetónicas”.

O programa começou com a visualização de quatro vídeos subordinados ao tema “A Energia e as Alterações Climáticas” realizados pelos alunos das Escola EB 2,3 Dr. Francisco Cabrita (8.ºD e 8.ºC) e da Escola Secundária de Albufeira (10.ºC). Seguiu-se a apresentação da peça de Teatro “A Floresta Encantada”, Escola EB 2,3 Francisco Cabrita, alunos do 6.ºC e depois mais um vídeo sobre a Mostra de Atividades, com destaque para a criação de uma horta pedagógica no Jardim de Infância de Ferreiras e a apresentação de uma música pelos utentes do Centro Paroquial de Paderne.

No intervalo foram todos convidados para visitar a exposição “Mostra de Atividades” patente no foyer do Auditório de que destacamos os trabalhos realizados sobre a Lagoa dos Salgados, Projeto Chapim, visita ao Sítio da Ribeira de Quarteira, Plantações no Centro de Dia do Rossio, “Fazer Novo do Velho”, um projeto de Reciclagem e uma série de painéis sobre os Direitos dos Animais.

A manhã continuou com mais teatro “Cada Família Seu Herói” pela Escola EB 2,3 Professora Diamantina Negrão (8.ºA), Música e Poema “Explosão de Cores” pelos alunos do 3.º ano da Escola EB1 dos Brejos, a que se seguiu a apresentação de um vídeo sobre Educação Ambiental em Albufeira, trabalho realizado pelos técnicos da Divisão de Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes do Município.

No final, a Autarquia procedeu à entrega dos prémios aos estabelecimentos de ensino distinguidos nas diferentes atividades de educação ambiental que ao longo do ano contaram com a colaboração das seguintes entidades: Ecoambiente, Agência Portuguesa de Ambiente| Administração da Região Hidrográfica, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares| Direção de Serviços da Região do Algarve, Centro de Saúde de Albufeira, Autoridade Marítima, Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira, Gabinete Municipal de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Albufeira e Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve. A Caixa de Crédito Agrícola de Albufeira foi patrocinador da iniciativa tendo atribuído prémios monetários no valor de 40,00 Euros a todos os trabalhos premiados.

“Os nossos técnicos trabalham 365 dias por ano com a comunidade local, as escolas, associações, agentes económicos e cidadãos em geral, promovendo sinergias e dando a conhecer o nosso património ambiental, bem como as ações levadas a cabo para o defender e preservar” afirmou Ana Vidigal, vereadora do Ambiente, que também esteve presente nas comemorações. Destacou, também, que a qualidade pedagógica das ações desenvolvidas tem-se refletido positivamente na mudança de hábitos da população, quer no âmbito da conservação da natureza, proteção dos recursos hídricos e energéticos, redução de resíduos, reciclagem, assim como na proteção a nível dos riscos naturais, particularmente nos incêndios florestais. “O Ambiente tem grande influência a nível do Turismo na região, exemplo disso são as nossas praias – consideradas das mais belas do mundo – e a excelência das nossas unidades hoteleiras, algumas das quais com certificação ambiental, razões mais do que suficientes para levar a Autarquia a apostar em políticas ativas que promovam as vantagens do nosso Património Ambiental”. É pelas pessoas e com as pessoas que se faz a sociedade evoluir de forma sustentável, disse a autarca.

TRABALHOS PREMIADOS

A ENERGIA E AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Vídeo “Energia e Alterações Climáticas” (escalão 1 – vencedor) EB 2,3 Dr. Francisco Cabrita – 8.ºD

Vídeo “Poupar Energia” (escalão 1) EB 2,3 Dr. Francisco Cabrita – 8.ºC

Vídeo “8 Maneiras de Poupar Energia” (escalão 2 – vencedor) Escola Secundária de Albufeira – 10.ºC

Vídeo “Poupar Energia em Casa” (escalão 2) – Escola Secundária de Albufeira – 10.ºC

PRÉMIOS – ATIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Um Natal mais Ecológico em Albufeira

A Energia e as Alterações Climáticas

Saúde e Segurança na Praia

O Teatro da Floresta

Mostra de Atividades de Educação Ambiental

Por: Município de Albufeira

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.